Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO luta no CNJ pela publicação dos editais de promoção de juízes

Presidente Wilton Müller, no centro, ao lado do presidente da AMB, Jayme de Oliveira; do diretor de Assuntos do CNJ e AMB da ASMEGO, Alano Cardoso e Castro; e dos advogados Felipe Cardoso Araújo Neiva e Laura Alves de Carvalho

O presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, requereu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que o TJGO realize promoção de juízes para preencher 36 comarcas de entrância inicial, que se encontram em vacância. Durante audiência de conciliação, convocada pela conselheira Daldice Santana, a ASMEGO apresentou a proposta de que todos os editais sejam publicados até, no máximo, dezembro de 2017. A audiência ocorreu nesta terça-feira, 19, no CNJ, com a presença do presidente da AMB, Jayme de Oliveira.

A proposição da ASMEGO foi um retorno à apresentada inicialmente pelo TJGO: que a publicação dos editais de entrância inicial ocorresse, mensalmente, de março a setembro de 2018. Com a intervenção da associação, o representante do Tribunal, juiz auxiliar da Presidência Ronnie Paes Sandre, apresentou outra possibilidade: que todas as publicações ocorressem em 1º de junho de 2018. Após a audiência, a conselheira Daldice Santana fixou o prazo de 10 dias para análise das propostas e suspendeu o procedimento pelo mesmo período.

“Durante esses dias, conversaremos com os colegas que são mais interessados, os juízes substitutos, para avaliarmos se haverá uma contraproposta ou se vamos manter a que fizemos, das publicações em dezembro”, salienta o presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão.

Também participaram da audiência o diretor de Assuntos do CNJ e AMB da ASMEGO, Alano Cardoso e Castro; o vice-presidente de Políticas Remuneratórias da AMB, Paulo Cesar das Neves; e dos advogados da ASMEGO, Felipe Cardoso Araújo Neiva e Laura Alves de Carvalho, do escritório Crosara Advogados Associados.

Histórico

A audiência foi referente ao Procedimento de Controle Administrativo Disciplinar (PCA), onde a ASMEGO busca que o TJGO cumpra a Resolução nº 106. A norma determina que as promoções de juízes devem ocorrer em até 40 dias da abertura de vagas.

Em maio, o TJGO publicou edital de promoção e remoção de magistrados de comarcas de entrância intermediária, atendendo parcialmente pedido da ASMEGO, protocolizado anteriormente na Corte. Diante do não cumprimento integral, a ASMEGO foi ao CNJ.
Leia também: Em consonância com pleito da ASMEGO, TJGO publica editais de promoção e remoção de magistrados

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência, com informações da Ascom/AMB. Foto: Ascom/AMB