A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) se solidariza com a juíza Tatiana Moreira Lima, que foi vítima de atentado ocorrido nesta quarta-feira (30), no Foro Regional do Butantã, em São Paulo (SP), quando um homem invadiu a unidade portando líquido inflamável, ameaçando a integridade também dos servidores e jurisdicionados que transitavam naquele fórum.
Esse ato evidencia, mais uma vez, a situação de completa insegurança na qual trabalham magistrados nos prédios do Poder Judiciário espalhados Brasil afora.
Casos de violência ocorridos nos fóruns se repetem também em Goiás, a exemplo da comarca de Itapuranga, cuja sede foi invadida por um homem armado, em setembro último, culminando na morte de duas pessoas. Por essas razões, a magistratura segue inabalável o seu compromisso de cobrar a implementação célere de medidas que garantam a segurança dos desembargadores, juízes, servidores e demais usuários da Justiça.
Há quatro anos, a ASMEGO tem reivindicado o cumprimento da Resolução 104 do CNJ, que prevê a adoção, pelos Tribunais, de providências para resguardar a integridade de seus membros e da população que os frequenta. Ciente do papel que exerce a magistratura pela pacificação social, a associação reitera o apoio a todos os magistrados vítimas de crimes como o desta quarta-feira, que ameaçam, sobretudo, o Estado Democrático de Direito.
Wilton Müller Salomão
Presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás