Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO oferece instrução de defesa pessoal com técnica israelense

A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) promove, no próximo dia 24 de agosto, das 8 às 12 horas, no prédio sede da entidade, em Goiânia, instrução de defesa pessoal com técnicas de combate do Krav Maga, arte marcial israelense. O curso será ministrado pelo presidente da federação brasileira da modalidade, instrutor Veruilson Nogueira.


A iniciativa é do diretor de Segurança do Magistrado da ASMEGO, juiz Marcelo Pereira de Amorim. Com inscrição gratuita, a capacitação é voltada a juízes goianos associados da instituição. Interessados devem procurar o assessor de segurança da ASMEGO, servidor Hugo, pelos telefones (62) 3238-8914 e 8915; a servidora Enidêe, (62) 3238-8912; ou comparecer, na sede, à sala da Diretoria Social.


Krav Maga foi desenvolvido em Israel e chegou ao Brasil em 1991. Considerado sistema de combate, a técnica abarca luta, agarramento e golpeamento. A arte marcial visa neutralizar ameaças, bem como executar manobras de defesa e ataque simultâneos. De acordo com Veruilson Nogueira, o Krav Maga é adotado em treinamento de forças de segurança e inteligência de países como Estados Unidos e Brasil. Entre elas, unidades respeitadas mundialmente como o FBI, SWAT, e Mossad, comando israelense de serviço secreto e operações especiais.


Segundo Veruilson, a modalidade é indicada para maiores de 10 anos. O instrutor estima que, na capital, há cerca de 50 praticantes de Krav Maga em cursos regulares. Ele explica os benefícios da técnica: “Além de trabalhar a autodefesa, é possível conhecer mais sobre o corpo e a mente, melhorar a concentração, identificar possíveis ameaças e saber a hora exata de agir”. Veruilson ministra aulas para corporações militares do Estado. O professor já lecionou, inclusive, para o Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar de Goiás.


Veruilson Nogueira tem 39 anos. Ele é faixa preta 3º Dan de Krav Maga, faixa preta 6º Dan de Goshin Do, faixa preta 2º Dan de Karate Shotokan, instrutor nível II de Krapap e instrutor de Arnis, Kali, Escrima e Muay Thai. O instrutor aconselha aos magistrados que utilizem roupas leves para o treinamento. A dica visa a garantir mobilidade e conforto durante a instrução.