Juiz Gilmar Coelho ao lado do diretor juiz Wilson Safatle Faiad e o promotor de Justiça Eliseu José Taveira Vieira
Presidente juiz Gilmar Luiz Coelho e diretor cultural juiz Wilson Faiad foram à cidade de Goiás representando a entidade em grande festa
O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, e o diretor cultural, juiz Wilson Safatle Faiad, representaram a entidade nas cerimônias realizadas na noite desta segunda-feira (5), na cidade de Goiás, que marcaram o início das comemorações pelos 140 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
Uma missa, celebrada pelo Bispo Dom Eugênio Rixam, na Catedral Nossa Senhora de Santana, no centro da cidade, marcou o começo das festividades. Em seguida, no Cine Teatro São Joaquim, foi feita a projeção de dois vídeos institucionais, um produzido pelo Centro de Comunicação Social do TJGO e relativo à história do Tribunal goiano e o outro, que retratou a cidade de Goiás.
“A abertura das festividades não poderia ser de melhor escolha, pois foi na cidade de Goiás que o TJGO nasceu. Nossos parabéns ao Tribunal por estes 140 anos de fundação. Nosso Tribunal é um dos mais operantes do País e, ao longo dos anos, tem feito julgamentos históricos e, sobretudo, realizado a entrega da prestação jurisdicional em tempo razoável”, disse o presidente da ASMEGO.
Em entrevista ao Portal ASMEGO, o juiz Gilmar Luiz Coelho também lembrou pontos fundamentais a serem comemorados nesses 140 anos de fundação do TJGO, como o avanço experimentado pelo Poder Judiciário neste período.
“Destaco como avanço principal aquele alcançado com os membros do Tribunal. Ao longo desses anos, eles têm se empenhado em atender as ações que, diariamente, são ajuizadas nos diversos fóruns do Estado. O Tribunal cresceu muito desde sua criação - de formas física, material e humana, e isso também é fundamental para que essa evolução continue a cada dia”.
De acordo com o presidente da ASMEGO, o desafio, agora, "é continuar enfrentando as demandas, que são sempre crescentes e, também, julgá-las com a rapidez que a lei determina e a sociedade exige espera."
Segundo o presidente Gilmar Coelho, a ASMEGO, como entidade, muito contribuiu com o crescimento do Tribunal, pois tem trabalhado sempre como parceira, aliada. "A entidade apoia o TJ com o aperfeiçoamento do material humano e do próprio poder Judiciário", afirma. “A magistratura é o pulmão do Tribunal. Se não fossem a magistratura e os serventuários, não teríamos um poder judiciário pujante como temos hoje.
Na solenidade de abertura das comemorações pelos 140 anos do TJGO, o presidente do Tribunal, desembargador Ney Teles de Paula ressaltou ser, esse, o oitavo dentre os 27 tribunais de justiça do País a ser instalado. “Apesar da tradição, a modernidade é uma marca da Justiça goiana. O nosso atendimento é cada vez mais intenso, buscando priorizar o lado social e humanitário”, frisou.
O governador Marconi Perillo pontuou que o TJGO está entre os tribunais de Justiça do país que se destacam na prestação jurisdicional, marcada pela celeridade, modernidade e eficiência. Para ele, agilidade, eficiência e imparcialidade são essenciais ao trabalho dos magistrados. “Percebo a Justiça em Goiás atuando com sabedoria, legalidade, imparcialidade, responsabilidade social, justeza de propósitos e honradez, predicados que a acompanham como axiomas de sua natureza institucional”, frisou.
Ao se pronunciar, a prefeita de Goiás, Selma de Oliveira Bastos Pires, contou que há exatos 140 anos, às 11 horas da manhã, naquela cidade, foi realizada a solenidade de instalação do Superior Tribunal de Relação. “É uma honra receber aqui, novamente, membros do Poder Judiciário que, assim como esta solenidade, vão fazer parte da nossa história”, disse.
Magistrados de várias comarcas do Estado também fizeram-se presentes aos eventos na cidade de Goiás.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO e CC/TJGO. Foto: Aline Caetano