Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO prestigia posse dos novos defensores públicos de Goiás


O juiz Hamilton Gomes Carneiro, diretor de Segurança Institucional dos Magistrados, representou o presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, durante a posse de 25 novos defensores públicos de Goiás. A solenidade ocorreu na última sexta-feira, 29, no Teatro João Alves de Queiroz, em Goiânia. Foram homenageados na solenidade a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, e o governador Marconi Perillo, que recebeu a Medalha de Honra ao Mérito. O desembargador Gilberto Marques Filho, presidente do TJGO, e o vice-governador José Eliton também prestigiaram a cerimônia, entre outras autoridades.  A ASMEGO ressalta a importância do papel social dos defensores, que prestam assistência jurídica gratuita a pessoas com baixa renda mensal.


Com a chegada desses novos membros, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) conta agora com 82 defensores públicos e inicia seu processo de interiorização. A previsão é que além da capital e Anápolis, o atendimento da Defensoria ocorra de forma regular nos municípios de Trindade, Aparecida de Goiânia e Inhumas.  A defensora pública-geral, Lúcia Silva Gomes Moreira, expôs a importância da Defensoria Pública na defesa dos cidadãos e sua evolução contínua. “Uma instituição que não está a serviço apenas dos carentes de recursos financeiros, mas a serviço de toda a sociedade, justamente pela importante função na criação e manutenção deste Estado Democrático de Direito que o Brasil se propôs a ser”, avaliou.  Em Goiás, a Defensoria Pública do Estado foi instituída em 2005. Nos últimos três anos, o quantitativo de defensores públicos goianos subiu de seis para 82.


A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, expôs sua alegria em ver a consolidação de uma instituição fundamental para a população. Ela lembrou da recente pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público, que indicou a Defensoria Pública como a instituição mais importante para os brasileiros. Nesse contexto, a ministra afirmou que esses novos empossados ingressam em “uma das mais belas carreiras jurídicas, cuja missão é garantir o pleno exercício dos direitos e o acesso à justiça dos mais necessitados, àqueles que não têm recursos financeiros para garantir o seu acesso à justiça”. Inclusive, a presidente citou seu orgulho ao ver entre os novos defensores seu ex-assessor, o defensor público José Luiz Pereira de Sousa, lembrando as dificuldades, renúncias e privações enfrentadas por ele e os demais colegas para a realização desse sonho.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Mediato Multiagência, com Dicom/DPE-GO. Fotos: Luciana Lombardi