Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Asmego realiza hoje ato pela implementação de Defensorias Públicas no Estado

 


A Asmego realiza hoje, às 13:00 horas, na sede do Fórum de Alvorada do Norte, um ato público pela implementação de Defensorias Públicas no Estado de Goiás. O ato contará com a presença do presidente da Asmego, Átila Naves Amaral, e de juízes de Goiânia e do interior do Estado.


O nordeste goiano e o entorno do Distrito Federal são as regiões do Estado que enfrentam as maiores dificuldades com a falta de Defensoria Pública. Em Alvorada do Norte, município circunscrito ao nordeste goiano, quase 75% dos processos em tramitação necessitam de assistência judiciária. Em todo o Estado de Goiás, há apenas 200 advogados que desempenham esporadicamente a função de defensor público. Desses, cem se limitam ao atendimento da população de Goiânia.


A juíza Flávia Zuza, que respondeu por Alvorada no Norte durante dois anos e está, atualmente, em Águas Lindas, cidade que pertence ao entorno no DF, afirma que a atuação da Defensoria Pública nessas regiões depende de ações isoladas de juízes, prefeituras e outras entidades sociais. "Essa situação representa um grande entrave à promoção da Justiça goiana".


Para o presidente da Asmego é necessário que haja um defensor público para cada juiz e promotor nas Comarcas do interior do Estado. "A falta de Defensoria Pública em Goiás é uma omissão histórica do governo, que leva a uma descrença geral da sociedade na justiça". 


Até agora, o governo do Estado não deu nenhum sinal que pretende implementar Defensorias Públicas em Goiás.