A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) recebeu nos últimos dias várias inscrições ao Concurso Literário Félix de Bulhões, uma iniciativa da Diretoria de Cultura da entidade. As inscrições ao concurso, abertas no dia 15 de maio, encerram-se em 30 de junho. Podem concorrer magistrados autores de textos inéditos que serão selecionados por júri especializado para posterior publicação de obra literária no gênero poesia.
Quem se prepara para participar do concurso, com envio de poemas de sua autoria, é o juiz de Goiânia Abílio Wolney Aires Neto, autor de dez livros publicados nos últimos 12 anos – e ele se prepara para lançar o 11º, ainda este ano, fruto de sua dissertação de Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento que ele defenderá junto à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) nesse semestre.
Na maior parte das suas obras, o juiz faz um mergulho na história de Goiás por meio do relato de passagens protagonizadas pelo avô, Abílio Wolney, que também foi magistrado, deputado estadual e federal. Cinco de seus livros têm o avô como personagem central, uma testemunha da história do Estado. Para o magistrado, a iniciativa da ASMEGO em promover o concurso literário é elogiável.
Os magistrados interessados em participar do concurso devem entrar em contato com a associação pessoalmente ou pelo email
O nome do concurso é uma homenagem ao poeta goiano Antônio Félix de Bulhões Jardim, que também integrou a Corte de Justiça do Estado de Goiás. Conforme o edital, podem participar do concurso magistrados associados, da ativa e aposentados, com textos de autoria exclusiva ou resultantes de coautoria com familiares até o terceiro grau.
A identificação dos autores dos trabalhos deve ser preservada perante a comissão examinadora. Para tanto, o edital ressalta a exigência de que os textos sejam assinados com pseudônimos, encaminhando-se, à parte, a identificação do autor ou autores, em envelope lacrado. A inscrição também pode ser feita mediante envio do material por meio postal, fazendo-se referência ao concurso.
Comissão julgadora
A comissão julgadora do concurso literário da ASMEGO é composta pela professora e acadêmica Moema de Castro e Silva Olival; pelo poeta e acadêmico Aidenor Aires Pereira e pelo professor doutor Nasr Nagib Fayad Chaul, tendo sido designado o escritor Gabriel Nascente como membro suplente da comissão. Cada um dos membros da comissão julgadora atribuirá notas aos seguintes critérios: criatividade, apresentação, originalidade, beleza estilística e adequação aos objetivos do concurso. A coletânea, segundo prevê o edital, não excederá 150 páginas.
Mais detalhes sobre as regras para participação no concurso, consulte o edital aqui.