A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) sediou, na manhã desta quinta-feira (29/11), o primeiro Encontro do Juizado da Infância e da Juventude com a Rede de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que tinha como intuito aproximar profissionais e voluntários envolvidos com o assunto, foi organizado pela juíza Maria Socorro de Sousa Afonso.
Durante o evento, a magistrada afirmou que o encontro era uma oportunidade de todos os parceiros se conhecerem, seja das áreas da saúde, educação, promotoria, juizado, ONGs, entre outros. “Os problemas com a juventude sempre existiram, hoje com internet, televisão e outros meios de comunicação percebemos com maior intensidade. Se não cuidarmos de nossa juventude, teremos um índice de criminalidade ainda maior. Precisamos trabalhar juntos”, afirmou a magistrada.
Para Maria Socorro é importante que todos entendam que não existe hierarquia, mas cada qual, dentro da rede de atuação, precisa trabalhar em união. “Precisamos agir como parceiros, seja juizado, Ministério Público, delegacia, OAB, Secretarias de Saúde, educação, assistência social e outros. Precisamos trabalhar com a base”, finalizou.
Entre as autoridades presentes estiveram ainda: juiz-auxiliar da presidência do TJGO, Reinaldo Alves; juiz da Corregedoria Carlos Magno; promotora da Infância e Juventude, Heliana Godoi; delegada-adjunta da Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai), Maura Gondo; delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Renata Vieira; representantes do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Érico Neto e Hamilton Amorim; representante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Isabella Barbosa; secretária municipal de educação, Neide Aparecida e a secretária da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO, Mônica Carvalho.