Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO sedia entrega de Prêmio Agsep de Jornalismo


A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) sediou, nesta quinta-feira (20/12), a entrega do primeiro prêmio de Jornalismo da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep). O evento contou ainda com um debate sobre violência e mídia, que discutiu o papel da imprensa na cobertura dos fatos que se referem à criminalidade.


Os palestrantes foram o professor e jornalista Carlos Magno Medeiros, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e o Coronel José Vicente, que é consultor em Segurança, Coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, ex-secretário nacional de segurança pública, mestre em psicologia social pela USP e, atualmente, articulista do Jornal da Tarde do grupo O Estado, no qual já publicou mais de 70 artigos sobre segurança pública.


Durante o debate, Carlos Magno falou da relação entre mídia e violência abordando teorias que exemplificaram a relação. Na Teoria da Síndrome do Medo, por exemplo, ele afirmou que o espiral da violência pode causar medo excessivo nas pessoas. Neste caso, todos são considerados suspeitos e os indivíduos se armam cada vez mais. “A mídia contribui para isso à medida que espetaculariza a violência. Na Teoria da Aprendizagem, o que acontece é que se aprende violência. Neste caso, crianças e jovens são os mais vulneráveis. É isso que estamos percebendo hoje”, completou.


O Coronel José Vicente ressaltou a importância do diálogo entre a Segurança Pública e a Imprensa, diante de tantas tragédias no quesito violência que o Brasil tem enfrentado. “Nos últimos 10 anos, tivemos 1 milhão de mortes violentas que incluem também o trânsito. É um número muito alto. Se unirmos tragédias mundiais como Tsunami, Guerras do Iraque e muitos outros não conseguimos somar tantos mortos. Estamos massacrando nosso brasileiros, principalmente jovens e pobres. A discussão de tudo isso passa pela imprensa”, exemplificou.


Para o ex-secretário de Segurança Nacional, um dos piores pecados da imprensa policial é o fato de não ter se especializado. Como argumento ele citou outras áreas como economia, quando os jornalistas se tornam verdadeiros especialistas. “Precisamos não só de notícia, mas de contextualização nacional. Quando se fala em mortes em São Paulo, por exemplo, as pessoas estão apavoradas. O que precisa ser dito , entretanto, é que São Paulo é a capital menos violenta do Brasil, e em segundo lgar está Florianópolis, com 60% mais violência que São Paulo. A cidade é enorme, com 11 milhões de habitantes. Tem mais gente, inclusive, que Portugal. É preciso análise contextualizada”, finalizou.


O presidente da Agsep, Edemundo Dias, agradeceu a presença de todos e entregou ainda diplomas de participação para professores universitários que foram jurados no prêmio. Entre os jurados: Raquel Mourão, Solange Franco, Altar Tavares, Luciene Dias, Sálvio Juliano, Roberto Nunes, Luiz signates, Antônio Carlos, Enzo Lisita, entre outros.


Confira abaixo a lista de premiados:


Categoria Fotografia


1º Renato Conde
Título: Um oásis atrás dos muros
Veículo: Jornal O Popular


2º Danilo Bueno
Título: Liberdade conquistada fio a fio
Veículo: Jornal O HOJE


3º Ricardo Rafael
Título: O trabalho na indústria me corrigiu
Veículo: Jornal O Popular


Categoria Radiojornalismo


1º Gildésio Bonfim de Oliveira
Título: Educação e trabalho devolvem cidadania à mulheres presas em Goiás
Veículo: Rádio Brasil Central


2º Nathália Cristina de Lima
Título: Sistema Prisional se adapta para receber crianças que dividem celas com mães
Veículo: Rádio CBN


3º Jeniffer Maroclo Gomes de Jacob
Titulo: Interior de Goiás é modelo em ações de reinserção de detentos
Veículo: Rádio Brasil Central


Categoria Telejornalismo


1º Francislanda Rodrigues Penha
Título: Esperança no sistema prisional
Veículo: Televisão Brasil Central


2º Marcílio Borges Velasco
Título:Trabalho e dignidade: Tecendo a liberdade
Título: TV Serra Dourada


3º Áulus Rincon Godinho
Título: Modulo de Respeito da CPP é pioneiro no Brasil
Veículo: Fonte TV


Categoria Webjornalismo


1º Lívia do Amaral Trindade
Titulo: Reeducandos aprendem a ler e escrever dentro da prisão
Veículo: Site Goiás Agora
2º Adriana Luzia Marinelli
Título: Veículo: Arte e cultura devolvem a personalidade a reeducandos
Veículo: Jornal A redação


3º Karine Rodrigues de Carvalho
Título: De volta ao campo
Veículo: Portal do Agronegócio


Categoria Jornalismo Impresso


1º Wanda Célia Oliveira
Titulo: Quando o sistema prisional funciona
Veículo: Jornal Diário da Manhã


2º Cleomar da Silva Almeida Rosa
Titulo: Retrato do cárcere: Um inferno por dentro, um oásis atrás dos muros
Veículo: Jornal O Popular


3º Angélica Queiroz
Título: Caminho de volta à sociedade
Veículo: O HOJE