Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ASMEGO sugere ao TJGO mudança na estrutura da comarca de Goiânia



O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, em ato conjunto com o diretor de Assuntos Institucionais e Legislativos da entidade, juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga, encaminhou, semana passada, ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), ofício sugerindo alterações na estrutura da comarca de Goiânia. A solicitação foi remetida ao presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula. O assunto foi destaque na edição de hoje (17) do jornal O Popular.

No documento, o presidente Gilmar adiantou que a ASMEGO se propõe a auxiliar o TJGO no pleito. O intuito é munir o Tribunal de sugestões para melhoria da prestação jurisdicional na capital e naquele órgão de Justiça. O presidente da ASMEGO ressaltou, via ofício, que, em razão do aumento expressivo da demanda, o quadro atual de unidades judiciais na região se tornou insuficiente. Segundo ele, a sobrecarga nestas serventias prejudica as ações do Judiciário.

O diretor Levine Raja Gabaglia disse que a ASMEGO indicou ao TJGO a instalação de 13 unidades jurisdicionais em Goiânia, sendo 10 Varas Cíveis, 2 varas de Sucessões e Família, e 1 Juizado Cível. Foi sugerida, ainda, a reorganização das varas existentes na capital, de modo que as serventias sejam atendidas por dois juízes.

Os representantes da ASMEGO também indicaram a necessidade do aumento do quadro de desembargadores do TJGO, com criação de 14 novas vagas. De acordo com o juiz Levine, “o investimento mensal é de R$ 2,5 milhões. As medidas visam melhorar a prestação de serviço do Judiciário”, justificou.