Assembleia Geral Extraordinária é marcada por ampla participação de associados

Cento e nove magistrados atenderam ao chamado da presidência da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás para Assembleia Geral Extraordinária realizada sábado (21/04), das 9 horas às 12 horas, na sede administrativa da entidade. Segundo relato do próprio presidente, juiz Gilmar Luiz Coelho, "a assembleia teve uma participação maciça dos colegas, superou expectativas e ficará para a história da associação."

Ao abrir a assembleia, o presidente lembrou ter recebido uma associação perfeitamente administrável das mãos do colega Átila Amaral, que conseguiu deixá-la enxuta e funcional. Em seguida, entretanto, ressaltou que as fontes de renda da associação dependem exclusivamente da contribuição mensal dos associados e aluguel do salão, que não acompanham a quantidade de demandas dos magistrados, o que implica em amplo esforço de equalização constante das finanças. Depois, fez um relato de toda a situação patrimonial da ASMEGO, bem como das atividades já realizadas pelas várias diretorias, ressaltando, também, cada um dos pedidos já protocolizados perante o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO).

Esclareceu aos associados sobre os contratos firmados pela entidade com prestadores de serviços, que careceram de renovações e atualizações, e sobre ações desenvolvidas pela presidência desde a posse. “Os colegas já podem perceber uma postura adotada por nós, de valorização da magistratura. Um exemplo disso é que temos buscado responder a toda e qualquer agressão contra magistrados”, citou o presidente, destacando recente ação movida pela ASMEGO contra advogado goiano que desrespeitou um juiz da capital por meio do uso das redes sociais – leia matéria sobre o assunto aqui no site. “Nada ficará sem resposta. Para toda ação, haverá uma reação”, completou.

Gilmar Luiz Coelho detalhou durante a assembleia algumas das providências já adotadas pela ASMEGO nos últimos meses. Manifestou sua preocupação quanto às unidades que pertencem à associação, como a pousada localizada em Nova Viçosa e o clube da entidade. O presidente informou sobre os levantamentos prévios realizados por ele e pela Diretoria de Clube e Pousadas da ASMEGO, bem como sobre o regulamento elaborado para o setor, que visa dar maior sustentabilidade às unidades, reduzindo o déficit de uso das pousadas e o cancelamento de reservas. Segundo o presidente, alternativas para as unidades da associação, bem como para a Casa do Magistrado, em Goiânia, serão discutidas com a classe em momento oportuno.

Pleitos

Uma das razões da convocação da Assembleia Geral Extraordinária era informar os associados sobre a tramitação dos pleitos da ASMEGO junto à presidência do TJ-GO. O juiz Gilmar Luiz Coelho, bem como o diretor Institucional e Legislativo da entidade, juiz Levine Artiaga, informaram os associados presentes na assembleia sobre o andamento de cada um deles.

Para passar aos associados uma posição segura quanto ao andamento das reivindicações junto ao Tribunal de Justiça, a ASMEGO requereu ao desembargador Leobino Valente Chaves a participação dos juízes auxiliares da presidência para explicar detalhadamente sobre a tramitação dos requerimentos administrativos de interesse da classe. Presentes ao encontro, os juízes auxiliares da Presidência do TJ-GO, Wilson da Silva Dias e Reinaldo Alves Ferreira tiveram participação fundamental, respondendo a cada questionamento do presidente, dos diretores e de todos os colegas que se manifestaram. Inclusive, destacaram que a ASMEGO tem sido "incansável na busca dos pleitos dos magistrados, fazendo reivindicações e cobrando providências diárias junto ao TJGO.” Concluíram dizendo que a previsão é de que o atendimento de boa parte deles ocorra já nos próximos dias.

"O desembargador Leobino tem demonstrado muita boa vontade para com os pleitos da ASMEGO e nos determinou que cada pedido fosse analisado com estudo aprofundado para que os direitos devidamente reconhecidos e dentro da capacidade e razoabilidade do tribunal possam ser atendidos”, destacou o juiz Wilson da Silva Dias. Segundo explicou, o que depender da assinatura de decreto – como o caso da regulamentação de moradia oficial de juiz que mora fora do seu domicílio – deverão estar solucionados nesta semana. Os demais pleitos que dependem de aprovação de resolução – como os que tratam de férias e licenças – serão analisados pela Corte Especial - provavelmente também durante esta semana - e os que precisarem passar pela Assembleia Legislativa, em forma de Projeto de Lei, devem seguir brevemente para análise e votação.

Confira aqui fotos da Assembleia Geral Extraordinária.