Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Assessores de Imprensa de Associações de Magistrados precisam assumir postura pró-ativa, afirma palestrante

A primeira palestra do Encontro dos Jornalistas das Associações Filiadas à AMB (Ejafa) foi proferida pelo vice-presidente de Comunicação da entidade, Cláudio Dell’Orto, que tratou do tema “Mídia e Judiciário, o Encontro Necessário”. Em sua exposição, o juiz fez um breve histórico do período que o Brasil vive desde a reabertura política, destacando que, na democracia, os interesses estão constantemente em conflito. “Hoje, o compromisso do magistrado é com a lei e com a Constituição e não com interesses particulares”, pontuou.


Dell’Orto afirmou que os assessores de comunicação que trabalham em associações de magistrados precisam intermediar a relação com a imprensa, ajudando os profissionais de imprensa a entender o funcionamento do Judiciário e também o trabalho dos juízes. Além disso, ele frisou que é vital, nos dias de hoje, uma mudança de atuação dos assessores, que devem assumir uma postura pró-ativa, oferecendo material para a imprensa, em contraposição com a postura passiva de apenas atender aos pedidos dos jornalistas. “Um dos caminhos é oferecer pautas que destaquem decisões judiciais que favorecem grande parte da população, assim como a difusão de boas práticas locais”, sugeriu.


Separar o trabalho elaborado para atender a comunicação interna e externa foi colocado pelo vice-presidente com um ponto decisivo para o bom andamento do processo comunicativo, que deve ser distinto para atender o associado e também o jornalista.