Entidades buscam saber se os candidatos têm propostas acerca da ampliação da estrutura do Poder Judiciário, celeridade dos processos, impunidade e política remuneratória da magistratura
Representantes da AMB, Ajufe e Anamatra reuniram-se esta semana com o comitê eleitoral da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff, para solicitar informações sobre os planos de um possível novo governo dela para as áreas de direitos humanos e sociais, saúde, educação, combate à corrupção e acesso ao Poder Judiciário. O mesmo documento em breve será entregue aos candidatos Aécio Neves e Marina Silva.
A vice-presidente de assuntos legislativos trabalhistas da AMB, Maria Madalena Telesca, o conselheiro fiscal da Anamatra, Adib Pereira Neto Salim, e Alexandre Vieira, representante da Ajufe, foram recebidos pela advogada interna do comitê de campanha, Danyelle Galvão.
Na área dos direitos humanos e sociais, as entidades querem saber o posicionamento da candidata em relação ao combate do trabalho escravo, terceirização e acordos coletivos. O documento também pede esclarecimento sobre o fim do voto secreto nas votações de assuntos de interesse da sociedade, combate ao desperdício de dinheiro público e à corrupção, atenção à saúde pública e ao número crescente de ações judiciais que buscam assegurar atendimento médico, tratamentos e medicamentos, além de políticas de educação de jovens e adultos.
Já com relação ao Poder Judiciário, as associações buscam saber se os candidatos têm propostas acerca da ampliação da estrutura do Poder Judiciário, celeridade dos processos, impunidade, política remuneratória da magistratura, perda de cargo por decisão administrativa de tribunais, eleições diretas nos tribunais, nomeação de desembargadores e cidadania ativa dos magistrados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Anamatra