Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Associações discutem ações pela valorização da Magistratura


A valorização da Magistratura voltou a ser discutida pelas entidades representativas da categoria, na manhã desta quarta-feira (29), em Brasília. Durante a reunião, AMB, Ajufe, Anamatra e o Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) discutiram uma série de medidas a fim de conter o esvaziamento da carreira.


Em 2012, mais de 530 Juízes e Desembargadores abandonaram a Magistratura, em virtude da falta de uma política de reconhecimento profissional, semelhante às demais categorias. O Presidente da AMB, Nelson Calandra, reafirmou a necessidade de tratativas conjuntas, no sentido de tornar mais célere a tramitação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs), que visam o restabelecimento do Adicional por Tempo de Serviço (ATS).


“Estamos reunidos aqui para propor que nos detemos sobre o tema valorização da Magistratura. A ferramenta essencial para isso está em reconhecer o tempo de permanência na carreira. Estamos produzindo um texto que vai unificar o pensamento de todos os setores da classe, no sentido de agilizar o debate no parlamento”, afirmou.


O Presidente da Anamatra, Paulo Schimidt, deu ênfase a criação de uma agenda para discussão da pauta junto às associações estaduais. “A força das instituições está no trabalho conjunto entre os estados. Somente dessa forma conseguiremos mobilizar o parlamento”, destacou.


Participaram da reunião o Diretor de Comunicação da Ajufe, Décio Gimenez, e os Juízes Jaime Guilherme Schafer (Ajufe), Guilherme Guimarães Feliciano (Anamatra) e Tarcísio Valente da (Coleprecor).