Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Associações estaduais aprovam criação da Frente Parlamentar

Ainda na manhã desta quarta-feira (10), o Presidente Nelson Calandra se reuniu, na sede da AMB, com os Presidentes das Associações do Centro-Oeste, Agamenon Alcântara Moreno Júnior (Amam), Olivar Augusto Coneglian (AMAMSUL), Átila Naves Amaral (ASMEGO) e Gilmar Soriano (AMAGIS – DF), que discutiram sobre o planejamento de ação institucional no Congresso Nacional.


“A Frente Parlamentar servirá como instrumento importante para que o Judiciário apresente aos Parlamentares, quais são as nossas propostas. Um instrumento eficiente de estreitamento de relação entre as duas esferas”, salientou o Presidente da Amamsul, Olivar Augusto Coneglian.


Mais uma vez o tema da Frente Parlamentar norteou a conversa entre os participantes, que aproveitaram a oportunidade para concluir o texto que será usado para a coleta de assinaturas dos Parlamentares, com a criação da Frente Parlamentar Mista. “Com essa iniciativa, a Justiça Brasileira, que é o norte dessa Frente, passa a ter um local, um fórum adequado de discussão.”, destacou Agamenon Alcântara, da Amam.


Para o Presidente da Amagis-DF, Gilmar Soriano, a ideia da Frente Parlamentar dialogar com o pensamento da AMB de fortalecer os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no sentido de que eles possam trabalhar em conjunto, sempre em busca da paz social. “É uma ideia embrionária, mas que tende a crescer na medida em que os demais Estados também venham incorporar esse projeto que é para o bem da Magistratura”, defendeu.


Também participaram da reunião, com os Presidentes das Associações dos Magistrados do Centro-Oeste, o Coordenador da Justiça Estadual Walter Pereira, e os Diretores da Secretaria de Assuntos Legislativos, Regis Castilho Filho e Marcus Onodera.


Depoimentos


"Essa Frente é muito mais do que um movimento do Parlamento e do Judiciário. Ela envolve o Poder Executivo do Mato Grosso e várias autoridades de todo o Brasil. O que nós queremos é um Judiciário cada vez melhor. Não podemos aceitar que competências sejam extraídas do Juiz e do Parlamentar"


Nelson Calandra, Presidente da AMB


"Com a constituição dessa Frente, vamos em busca da modernização do Judiciário e de melhorias para os Magistrados. A AMB pode contar com o meu apoio"


Silval Barbosa, Governador do Mato Grosso


"Existem vários projetos em trâmite no Congresso Nacional de interesse da cidadania e do País. Uma delas é a PEC 15, também conhecida como PEC dos Recursos que, se aprovada, trará uma série de benefícios para o povo brasileiro, que não precisará esperar anos e anos pelo julgamento de um recurso. Com essa Frente, pretendemos viabilizar essas propostas”


Diógenes Ribeiro, Vice-Presidente de Assuntos Legislativos da AMB


“Viemos aqui, discutir com o Desembargador Calandra, o nosso Planejamento de ação institucional, sobretudo no Congresso Nacional. Também foi uma reunião política para vermos os rumos da Associação, uma reunião de apoio a ele e, sobretudo uma reunião de articulação política das questões institucionais da AMB, junto à Bancada do Centro-Oeste.”


Átila Naves Amaral, Presidente da Asmego


“A reunião foi proveitosa porque vem atingir uma proposta que tanto a AMB quanto as Associações estaduais estão se colocando. Qual é? Uma aproximação das Associações com o Legislativo e o Executivo. A Frente Parlamentar serve como instrumento maravilhoso para que o Judiciário apresente aos Parlamentares quais são as nossas propostas”


Olivar Augusto Coneglian, Presidente da Amamsul


“A ideia da criação da Frente Parlamentar vem de encontro ao pensamento da AMB, de fortalecer os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que eles possam trabalhar de forma independente, mas em conjunto, sempre na busca da paz social.”


Gilmar Soriano, Presidente da Amagis-DF


“A Justiça Brasileira, que é o norte dessa Frente, passa a ter um local, um fórum adequado de discussão. E, como disse alguns colegas aqui, a partir delas, temos condições de fortalecer não só o Poder Judiciário, mas também o executivo e o Legislativo.”


Agamenon Alcântara Moreno Júnior, Presidente da Amam