As associações estaduais filiadas à AMB assinaram convênio que possibilitará aos seus filiados a utilização e hospedagem em sedes de lazer em outros estados. O acordo foi firmado durante reunião da Coordenadoria da Justiça Estadual realizada na manhã de hoje, em Brasília (DF).
A parceria permite que os associados usem as dependências campestres, pesqueiras, litorâneas e sociais administradas pelas associações de cada estado. Segundo o coordenador da Justiça Estadual da AMB, Eugênio Terra, o convênio será operacionalizado até o fim do mês de setembro. “O associado poderá viajar o Brasil todo. É muito importante a gente ter este cuidado com o associado. Existem os lados institucional e político, mas também é essencial o lazer”, afirmou o juiz.
Além do presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, assinaram o convênio as associações dos estados de Rondônia, Pará, Tocantins, Ceará, Alagoas, Bahia, Piauí, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Até o fim de setembro os dados da parceria serão disponibilizados no portal da AMB. Para acessar, será necessária a senha de associado.
A coordenadoria da Justiça Estadual também se posicionou a favor da manutenção do veto à Lei n° 11.767, que proíbe o cumprimento de mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia. Além disso, os representantes das associações estaduais destacaram a importância em manifestar preocupação com a tramitação do Projeto de Lei 5.762ª/2005, que criminaliza a violação de direitos e prerrogativas dos advogados, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado.
Como sempre acontece nas reuniões da coordenadoria, foi lançado um tema polêmico para reflexão e “para que os magistrados reflitam e leve aos seus estados”, conforme explicou Eugênio Terra. Desta vez o assunto discutido foi a anistia. Os integrantes das associações estaduais puderam opinar sobre o período da ditadura no Brasil.
Melhorias
As entidades presentes na reunião também puderam dar sugestões para a otimização dos serviços prestados pela AMB. Segundo o coordenador da Justiça Estadual, também foram anunciadas melhorias já feitas. “Falamos da criação da comissão de acompanhamento parlamentar, que atende a um anseio antigo das associações,e também anunciamos a melhoria das estruturas no âmbito das prerrogativas para atender mais prontamente os reclames dos filiados”, ressaltou Eugênio Terra.
Confira aqui o texto do documento.