Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Associados à ASMEGO aprofundam conhecimento sobre o vinho

curso-de-vinhos-avancado2

Mesa posta, pães variados, frios, uvas e taças prontas para receber diversos rótulos de vinhos. Foi assim que a ASMEGO recepcionou, na noite desta sexta-feira (18), os magistrados associados à entidade para a primeira edição do Curso de Vinhos - nível avançado.

Confira as fotos.

O grupo formado por 15 magistrados da ativa e aposentados assistiu atentamente a explanação do desembargador e enófilo, Floriano Gomes da Silva Filho. "No primeiro curso nós vimos o processo de produção do vinho, desde os tipos de uva até o trabalho do enólogo para transformar a fruta em vinho. Agora, nós aprofundamos na degustação e harmonização", explicou.

"Degustar é a arte de analisar e apreciar todas as nuances e composição dos alimentos utilizando-se dos sentidos naturais do ser humano. Envolve arte, beleza, esmero e refinamento", destacou ao apresentar detalhadamente cada etapa de degustação do vinho. "O consumidor deve fazer um exame visual, olfativo e gustativo. Essas três fases são fundamentais para sentir o aroma, verificar a cor e saborear as nuanças, o corpo da bebida”, ensinou.

Segundo o desembargador e enófilo, a boa análise do vinho também é essencial para perceber algum defeito na bebida. "Por meio do exame olfativo é possível perceber se o vinho está bouchonée, por exemplo, isto é, com cheiro de rolha, o que ocorre quando a mesma não higienizada corretamente", esclareceu. Após a explanação os magistrados saborearam vários rótulos e tipos de vinho tinto e branco.

O curso contou com a participação da diretora Social da ASMEGO, juíza Telma Aparecida Alves; do diretor Cultural, juiz substituto em segundo grau Wilson Faiad Safatle; e do diretor Financeirdo da entidade, juiz Clauber Costa Abreu.

Integração e aprendizado

A iniciativa das Diretorias Cultural e Social da ASMEGO foi elogiada pelos presentes que sugeriram novos cursos com a abertura também para cônjuges. A juíza Iara Márcia Franzoni de Lima Costa, da comarca de Goiânia, participou da 5ª edição do curso básico e vê a continuidade da capacitação como uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a bebida que mais lhe agrada. "No primeiro curso o desembargador desmistificou a minha visão sobre o vinho branco, provei e gostei bastante", comentou. A magistrada afirmou ainda que faz questão de registrar a aula e compartilhar com o esposo.

"O vinho é uma descoberta, cada vez aprendemos um pouco mais. Nós temos a grata satisfação de ter o desembargador Floriano, que é um enófilo para nos ensinar", disse o juiz Altamiro Garcia Filho que atua na comarca de Jataí. O magistrado garante que as dicas passadas lhe deixaram mais observador, exigente e criterioso na hora de escolher o vinho. "A tendência é só melhorar a apreciar o vinho", arrematou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação

Fotos: Luciana Lombardi