Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Autonomia dos Tribunais e resoluções do CNJ serão temas de pauta da reunião de Conselhos da AMB

Veículos impressos de diferentes regiões do País deram destaque à pauta de discussões da próxima reunião de Conselhos da AMB, que acontecerá no dia 26, em Brasília. No encontro serão debatidos assuntos como a Autonomia dos Tribunais, as Resoluções editadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as Audiências Públicas realizadas pela Corregedoria-Geral, temas que vão subsidiar a reunião da AMB com o presidente do órgão, ministro Gilmar Mendes, e o corregedor, ministro Gilson Dipp, marcada para o dia 27 de janeiro.



Destaque para a matéria publicada no Jornal do Brasil, segundo a qual serão debatidas, na reunião, as críticas e reações de associações nacionais e estaduais da magistratura e até de ministros do Supremo Tribunal Federal à atuação do CNJ, que estaria editando resoluções de caráter judicial, extrapolando sua competência constitucional de controle administrativo do Judiciário. A matéria cita a ação de inconstitucionalidade e um mandado de segurança coletivo contra a Resolução 82 do CNJ, ajuizado pela AMB e pela Ajufe no ano passado.



O presidente da AMB, Mozart Valadares, foi entrevistado pelo jornal e admitiu que há inquietação de alguns tribunais e associações com relação a certas medidas tomadas pelo CNJ, mas garantiu que a associação pretende contribuir para o aperfeiçoamento do órgão, que está apenas no seu terceiro ano de funcionamento. “Ninguém pode negar que o CNJ veio dar maior transparência e mais ética ao Judiciário, aperfeiçoá-lo no campo administrativo, e trouxe importante contribuição à sua gestão, com repercussão na qualidade e celeridade da prestação jurisdicional”, disse Mozart Valadares.


O jornal O Estado de São Paulo (SP) também publicou matéria sobre a reunião dos Conselhos Executivo e de Representantes da AMB, marcada para o próximo dia 26. O jornal chama o encontro de “grito da toga”. A matéria também diz que a AMB encaminhou expediente a todos os Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justiça pedindo sugestões.



O texto foi reproduzido pelos sites Estadão.com.br, G1, Consultor Jurídico, Último Segundo, Yahoo Notícias, Veja.com, Jornal do Commercio Online (PE), Mais Comunidade (DF), Paraná Online (PR), Universo Jurídico e pelos jornais Diário da Manhã (GO), A Tarde (BA), A Gazeta (MT), A Gazeta (ES), Jornal do Tocantins (TO), Tribuna do Brasil (DF), Jornal Pequeno (MA), Diário do Nordeste (CE), O Povo (CE) e Gazeta do Povo (PR).