Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Banda Judges convida para festa na ASMEGO


Ruggiero Rascovetzki Saciloto, Clóvis Ramos, Emerson Mota, Fernando Noschang Júnior. Em comum eles têm o amor pela magistratura e pela música. Juntos, eles são a Banda Judges, grupo formado por juízes gaúchos que chegaram hoje em Goiânia para fazer, neste sábado (11), show em comemoração ao Dia do Magistrado, durante evento festivo promovido pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO).


Hoje (10) à tarde, os quatro deram uma pausa nos ensaios para conversar sobre o show e o trabalho da banda para o portal da ASMEGO. Segundo o juiz Fernando Noschang, neste sábado a Judges executará sucessos do pop rock, bem como clássicos do rock and roll dos anos 1960, 1970. “Preparamos um repertório pensando em agradar tanto o gosto dos colegas mais jovens quanto dos que estão há mais tempo na carreira”, afirma. “Nosso objetivo é promover a integração entre os magistrados a partir de um repertório eclético e dançante.”


Os quatro integrantes da Banda Judges eram músicos antes de ingressarem na magistratura. Uma vez no Judiciário, resolveram unir as duas paixões. O volume de processos sobre a mesa e a distância que separa os colegas – cada um deles atua em uma comarca diferente no Rio Grande do Sul, distante em média 300 quilômetros uma da outra – são dificuldades que eles têm que encarar para conseguir ensaiar. “Nem sempre dá. Às vezes, só conseguimos fazer um único ensaio no dia da apresentação, porque não podemos nos ausentar da comarca”, conta o juiz Fernando Noschang. “Costumamos dizer que já estamos fazendo mais shows que ensaios”, diz.


Para os quatro, a música os aproxima ainda mais da comunidade. “Desmistifica essa imagem do juiz como um ser sisudo, sério demais, que fica atrás de uma mesa cheia de processos o tempo todo”, afirmam. O dia a dia dos magistrados gaúchos é pesado. Três deles atuam em processos criminais, por exemplo. “Tudo é levado como tem que ser, com profissionalismo e seriedade. A diferença é que nosso hobby é a música, o rock and roll”, afirma Fernando. Cada um deles, que tem em torno de 20 anos de carreira musical – 4 deles tocando juntos –, mantém também suas próprias bandas em suas comarcas.


Na festa deste sábado, na ASMEGO, outra banda de rock que também tem juízes entre seus integrantes subirá no palco: a goiana Balaclava, formada pelos juízes Aldo Sabino (juiz da comarca de Anápolis) e Sebastião Neto (juiz de Direito em Goiânia); Fábio, servidor público; e André Montanini, perito criminal. Os quatro se uniram esse ano inspirados justamente na Banda Judges. Os músicos de Goiás são oriundos de outras bandas, como Nóia Catódica, Metrópoles, Terminator, Arbórea, Davos, e escola alemã. E além de músicas autorais, a Balaclava toca covers de bandas consagradas do rock nacional e internacional, tendo influências do hard rock, rock progressivo, heavy metal, nu metal, hardcore, dentre outros.


Nesta tarde, após um bate-papo com a equipe de Comunicação da ASMEGO, os músicos e juízes gaúchos gravaram, eles mesmos, um convite para a festa deste sábado, com início às 20 horas. Ah! E tem uma palinha também. Confira!


[youtube:vWH8eC5loX8]