Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

BDJur é a 17º no ranking de repositórios institucionais

A Biblioteca Digital Jurídica do STJ (BDJur) é a 17ª colocada no ranking dos melhores repositórios institucionais do mundo, elaborado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC), entidade de pesquisa do governo espanhol. A avaliação de janeiro de 2011 analisou 1.120 repositórios institucionais de informação de todo o mundo. Na avaliação de julho de 2010, a BDJur havia conquistado a 71ª posição.


O CSIC, entidade vinculada ao Ministério de Educação espanhol, é o maior órgão público de pesquisa da Espanha e o terceiro maior da Europa. O ranking, que visa incentivar o compartilhamento de informações científicas e medir o sucesso dos repositórios de dados, foi elaborado com base nos seguintes critérios: tamanho do repositório, que levou em conta o número de itens rastreados pelos maiores buscadores web; visibilidade, que considerou o número total de links externos rastreados; número de arquivos em formato Acrobat (.pdf) extraídos das pesquisas do Google e Yahoo; e número de itens publicados na base Google Scholar.


A BDJur é um repositório institucional de documentos jurídicos, dispondo em sua base de dados de atos administrativos, obras doutrinárias, produções institucionais, teses, dissertações, decisões jurisprudenciais, palestras e discursos. No ranking, a BDJur foi o segundo repositório institucional melhor classificado do Brasil, sendo superado apenas pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo.


Para ver o ranking, clique aqui.


Para acessar a BDJur, clique aqui.


Acesso à legislação


A biblioteca colocou à disposição dos usuários de sua página na internet o link “Códigos”, permitindo acesso direto ao site da Casa Civil da Presidência da República, que contém, numa mesma página, todos os códigos da nossa legislação. A opção está disponível no menu “Serviços” da página da biblioteca, que pode ser acessada pelo menu esquerdo da página inicial do site do STJ.


A iniciativa é mais uma ferramenta de pesquisa à disposição dos usuários, que agora podem, em poucos cliques, ter acesso ao principal banco de dados da nossa legislação.


Para acessar a página de Serviços da Biblioteca, clique aqui.