Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Boas práticas: juíza apresenta projeto Meu Guri

Entre os destaques apresentados na tarde desta quinta-feira (13), no 2º Encontro de Integração de Diretores de Foro, está o Projeto Meu Guri, desenvolvido na comarca de Aparecida de Goiânia, pela juíza Maria do Socorro de Sousa Afonso da Silva. Com prosseguimento até sábado (15), o evento reúne 117 diretores de foro, desembargadores e diretores de área e tem como principal objetivo a troca de boas práticas realizadas nas comarcas. A magistrada revelou aos colegas o projeto que, desde dezembro de 2007, proporciona aos adolescentes infratores carentes, a oportunidade de reinserção na sociedade, por meio de medidas socioeducativas.


Também prevê a inserção do adolescente no mercado de trabalho após o término do aprendizado profissionalizante, inseri-lo em atividades culturais, esportivas e lazer de forma programada e de caráter contínuo, efetuar o acompanhamento ou prestar orientação educacional, psicológica e social ao adolescente e sua família, bem como encaminhá-lo a programas de tratamento de saúde física, mental e odontológica.


Inspirado na canção de Chico Buarque de Holanda, O Meu Guri (que conta a história do menino que furtava para ajudar a mãe), o projeto tem a parceria da prefeitura municipal de Aparecida de Goiânia e Conselhos Municipais. Também busca o apoio da família da criança e do adolescente e parcerias com ONGs e o meio empresarial, a fim de dividir responsabilidades.