Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Brasil Justiça aborda justiça trabalhista com o magistrado Océlio Morais

Juiz Océlio Morais Juiz Océlio Morais

No quadro Ser Juiz, Antônio Oldemar, juíz do TRT8 fala sobre as dificuldades enfrentadas pelos magistrados no Nordeste




O Brasil Justiça desta semana vai falar sobre a competência da Justiça Federal do Trabalho e a efetividade do Direito Fundamental à previdência, tema da tese apresentada na PUC de São Paulo pelo juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região (TRT8), Océlio Morais, magistrado há 19 anos.


Na entrevista, Océlio conta os principais pontos do seu estudo. “O objetivo geral da tese é apresentar a justiça do trabalho como um critério, como um elemento a mais de efetividade ao Direito Fundamental à previdência”, explica.


O juiz também explica as razões pelas quais escolheu a efetividade do Direito Fundamental à previdência como tema de sua tese. “Hoje, no Brasil, existe no mundo jurídico uma grande polêmica acerca de qual ramo da justiça brasileira é competente para esse tipo de matéria. Em razão disso, causa-se um grande transtorno jurídico para a vida dos trabalhadores e de suas famílias”, esclarece.


No quadro Ser Juiz, Antônio Oldemar, juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) fala sobre as dificuldades enfrentadas pelos magistrados no Nordeste. “Não é uma tarefa muito fácil, porque para você ser juiz em Belém você tem que ter passado por uma carreira todinha no interior do Pará e do Amapá, com as carências que essa região proporciona”, explica.


Já no quadro Vida de Juiz, Élio Braz Mendes, juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude de Recife, comenta os motivos da escolha de sua profissão e dá dicas para quem quer seguir na magistratura. “Quem quer ser juiz tem que estudar, mas deve buscar interdisciplinaridade, estudar outras áreas, ler poesias, assistir a bons filmes, estudar outros assuntos, trazer para a magistratura o conhecimento que a vida favorece. Ser um juiz de direito exige mais do que que se aprende na sala de aula”, disse.


Participe do nosso programa. Mande sua sugestão para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Conheça o canal do Brasil Justiça no Youtube.


Reapresentações: Sábado, às 6h30


Segunda-feira, às 22 horas


Terça-feira, às 6 horas


Fonte: Ascom/AMB