O presidente da AMB, Nelson Calandra, e o assessor da presidência, Luiz Rocha, reuniram-se, na tarde desta terça-feira (25), com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O objetivo da visita foi discutir assuntos de interesse da Magistratura, tendo em vista a experiência do ministro como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do STF, entre 2008 a 2010, e o fato de ser ele um dos maiores constitucionalistas do país. Na ocasião, Calandra convidou o ministro para que se torne associado da AMB.
Gilmar Mendes agradeceu o convite após receber a ficha de inscrição da Associação. “Vamos recebê-lo de braços abertos. O ministro é uma figura de destaque na Magistratura e na República e será uma grande honra tê-lo como associado”, disse Calandra.
Durante a conversa, o ministro do STF destacou a importância da Associação e recordou as parcerias que já ocorreram com o Conselho Nacional de Justiça, principalmente na época em que era presidente daquele órgão. “Informei ao ministro que estamos em contato com o Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça e que iremos caminhar juntos para mostrar que a Magistratura é uma só. Ressaltei ainda que os juízes de primeiro e segundo grau unidos podem contribuir para o aprimoramento da efetividade da Justiça”, afirmou o presidente da AMB.
A AMB convidará todos os ministros de Tribunais Superiores que ainda não são associados da entidade.