Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Câmara prepara nova votação do projeto que prevê redução da maioridade penal

Plenário da Câmara Plenário da Câmara

O texto foi aprovado em primeiro turno no início de julho


Em sessão extraordinária, os deputados podem votar o segundo turno da proposta de emenda à Constituição da maioridade penal (PEC 171/93), com a apresentação de destaques supressivos propondo a retirada de trechos do texto.


A proposta permite o julgamento de adolescentes infratores entre 16 e 18 anos por crimes hediondos - como estupro e latrocínio -, homicídio doloso ou lesão corporal seguida de morte.


O texto foi aprovado em primeiro turno no início de julho. Com 323 votos favoráveis e 155 contrários, o Plenário aprovou uma proposta um pouco mais branda do que a que havia sido rejeitada um dia antes, por não ter atingido número suficiente de votos.


Esse texto excluiu da proposta inicialmente rejeitada os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade.


Pela proposta, jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.


Fonte: Agência Câmara