Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Campanha do Registro Civil será aberta na segunda-feira

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador José Lenar de Melo Bandeira, e o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Floriano Gomes da Silva Filho, vão abrir oficialmente, na segunda-feira (dia 17), às 8h30, no Cartório Antônio do Prado (Avenida 24 de Outubro, 928, Campinas), a Campanha do Registro Civil, que terá a duração de um mês. Instituída pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ), a campanha tem o objetivo de erradicar o sub-registro em todo o País.


Em Goiás, a campanha é coordenada pelo 2º juiz-corregedor Wilson Safatle Faiad. Segundo ele, o sub-registro atinge cerca de 10% dos nascidos nos grande centros, podendo chegar a 30% nas regiões mais carentes. Segundo Wilson Faiad, todos os diretores de Foro das 119 comarcas estão mobilizados, bem como os 258 Cartórios do Registro Civil de Goiás.


Wilson Faiad explicou também que a falta de informação dos pais das crianças ainda é o principal motivo para a grande ocorrência de sub-registros, daí a importância da realização da campanha, com a mobilização de toda a comunidade. Ele afirmou ainda que o Registro Civil é de interesse da própria pessoa e da Nação, pois são fonte de dados que servem à administração pública para a execução de serviços essenciais, além dos programas sociais. "O registro é garantia de cidadania. É bom esclarecer também que o procedimento é gratuito e simples de ser feito", disse.