Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Campanha Gestão Democrática do Judiciário encerra III Ejafa

 


O juiz Gervásio dos Santos encerrou há pouco, o III Encontro Nacional de Jornalistas das Associações Filiadas à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Gervásio falou sobre a campanha Gestão Democrática do Judiciário, da qual é coordenador. A campanha está sendo promovida pela entidade nacional e tem o objetivo de incentivar os magistrados e servidores da Justiça a participar da elaboração e gestão do orçamento destinado ao Poder Judiciário.

 

O coordenador da campanha defendeu o debate da gestão democrática como forma de contribuição efetiva da magistratura para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional. “A gestão democrática surge como resposta aos problemas de gestão”. Segundo Gervásio, o aprimoramento dos resultados do serviço jurisdicional é o melhor e mais rápido caminho para fortalecer as prerrogativas da magistratura brasileira. “Dessa forma reafirmamos a importância da nossa atuação e consolidação no Estado Democrático”.

 

O juiz apresentou dados de pesquisa que afirma que, 99% dos juízes desconhecem o orçamento destinado às suas comarcas. Para tentar mudar essa situação e provocar os magistrados a refletirem sobre o assunto, a AMB desenvolveu um questionário com perguntas sobre a situação das comarcas em relação a infra-estrutura, quadro de servidores, equipamentos e tecnologias disponíveis. O questionário estará disponível para preenchimento até o dia 15 de abril. A associação espera, por meio da consulta, traçar um perfil das prioridades orçamentárias da magistratura.