ASMEGO LANÇA EM GOIÁS, EM PARCERIA COM A AMB, ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO BRASIL, CAMPANHA PELA ADOÇÃO CONSCIENTE.
Nesta quinta-feira, às 10:00 horas da manhã, a Asmego, Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, vai lançar, no auditório da sua sede, a campanha "Mude um Destino", em favor da adoção consciente. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) é a promotora da campanha em âmbito nacional. No ano passado foi realizada a primeira etapa e agora, nesta segunda fase, a meta é chamar a atenção para a necessidade de os processos de adoção serem feitos através do Poder Judiciário. O lançamento da campanha em Goiás vai contar com as presenças do coordenador da campanha e vice-presidente da AMB, Francisco de Oliveira Neto, do vice-presidente de Assuntos Legislativos da AMB, Wilson da Silva Dias, além de representantes de outras entidades que atuam em prol dos direitos das crianças.
"A AMB tem tido uma postura muito pró-ativa em relação aos grandes temas nacionais, como eleições, moralidade administrativa e, agora, a adoção. Essa é uma atitude que beneficia tanto a magistratura quanto a sociedade", afirma o presidente da Asmego, Átila Naves Amaral. De acordo com ele, ao chamar a atenção da sociedade para a necessidade da regularização da adoção, a AMB contribui de forma significativa para que muitos destinos sejam realmente mudados, para melhor. A diretora social da Asmego, Sandra Regina Teixeira Campos, afirma que o lançamento da campanha em Goiás tem o objetivo de promover o envolvimento dos magistrados estaduais e da sociedade goiana em ações que proporcionem melhorias nas condições de vida das crianças que são vítimas do abandono e da falta de oportunidades.
Os números do abandono
Dados do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia revelam que, somente na Capital, há cerca de 300 crianças vivendo em 12 abrigos. Atualmente, há 547 pessoas em Goiás inscritas no Cadastro Nacional de Adoção do Conselho Nacional de Justiça. No entanto, apenas 12 crianças já passaram pelo processo de destituição do poder familiar e podem ser adotadas de imediato. Ainda segundo o Juizado da Infância, 49,4% das pessoas que estão na fila da adoção não têm preferência em relação ao sexo da criança; 41,8 % preferem meninas e 8,8% preferem meninos. Os dados mostram ainda que 85% se declaram casadas e 48% residem em Goiânia.
"Vista sob a dimensão de política pública, essa campanha é de extrema importância para a construção do futuro deste país", afirma o juiz da Infância e Juventude de Goiânia, Maurício Porfírio Rosa. "Precisamos tirar as crianças dos abrigos e garantir-lhes o direito fundamental de ter uma família". "Nada é mais importante para uma criança do que ter um lar", diz. Para ele, ao sensibilizar as pessoas para a causa da adoção, a campanha "Mude um Destino" pode contribuir para que mais pessoas adotem crianças. De outubro de 2001 até setembro deste ano, o Juizado da Infância e Juventude da Capital realizou uma média de 100 adoções por ano.
Perfil de quem quer adotar
No início do ano, a AMB entrevistou 1562 pessoas de todo o Brasil para saber a percepção que elas tinham em relação à adoção. Dos entrevistados, 57,9 % acreditam que a melhor forma de ajudar a mudar a realidade das cerca de 80 mil crianças sem família no Brasil, é adotando uma criança. Dessas, 15,5% adotariam uma criança, mas somente 35% procurariam o Judiciário para realizar a adoção.
"A idéia agora é mostrar à população que o processo de adoção não é burocrático e que é fundamental o caminho judicial para a segurança dos pais e das crianças adotadas", afirma o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires. Para essa segunda etapa, a AMB preparou duas peças de divulgação da campanha: o documentário "Se essa casa fosse minha...", que relata o encontro de crianças que vivem em abrigos com casais que buscam a adoção, e contém depoimentos de especialistas que lidam com a questão no dia-a-dia, além de duas cartilhas que esclarecem o processo de adoção. As cartilhas estão disponíveis para download no site da AMB (www.amb.com.br) e o vídeo pode ser solicitado pelo site para envio através dos correios.
A segunda etapa da campanha "Mude um Destino" já foi lançada nos seguintes Estados: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Bahia.