Assessores de gestão estratégica de todos os tribunais do país já contam com uma ampla plataforma on-line de informações e intercâmbio de experiências. No ar há cerca de um mês, o Canal da Estratégia do Judiciário Brasileiro, disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça ( www.cnj.jus.br ) é uma rede de conhecimento sobre gestão pública, mantida pelo Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, que pode ser acessada por qualquer pessoa interessada no tema. Apesar do pouco tempo de funcionamento, o canal já recebe uma média de 70 acessos diários. "É um canal de comunicação com o gestor do Judiciário, que permite uma troca de experiência entre os tribunais, mas também está aberto a todos os interessados em gestão", explica a diretora do departamento de gestão estratégica do CNJ, Ana Carolina Chaer.
Para acessar o conteúdo principal do portal não é preciso de senha, nem cadastro. Basta entrar no link Gestão e Planejamento, disponível no menu principal do site do CNJ ( www.cnj.jus.br ) ou pelo endereço www.cnj.jus.br/estrategia . O conteúdo do portal está dividido em seis eixos temáticos: gestão de pessoas, de processos, inovação e conhecimento, liderança, planejamento e projetos, e sustentabilidade. Os interessados em receber por e-mail informações diárias disponibilizadas no portal, precisam se cadastrar, clicando no link disponível na página principal. Atualmente 50 pessoas estão inscritas para receber diariamente o conteúdo, entre juízes, advogados, assessores de tribunais, entre outros interessados. Com o cadastro também é possível comentar os textos do portal, além de enviar artigos.
O canal oferece uma ampla gama de materiais, como documentos, relatórios, gráficos, artigos, comentários dos usuários, informações sobre eventos, entre outros dados relacionados à gestão estratégica. Também disponibiliza ferramentas multimídia, como áudios de entrevistas e matérias de televisão relacionadas ao tema. As matérias publicadas são extraídas tanto de fontes institucionais, como o site do CNJ e dos tribunais de todo o país, assim como de jornais brasileiros e internacionais. Pelo canal, o usuário pode conhecer, por exemplo, como é feito o planejamento estratégico no Judiciário dos Estados Unidos, ou acessar o plano estratégico de alguns tribunais brasileiros.
Interatividade - Um dos principais diferenciais do Canal da Estratégia é a interatividade que ele oferece ao usuário, permitindo um amplo intercâmbio de informações e experiências entre gestores e interessados na matéria. Os usuários podem comentar os textos e avaliá-los. No ícone "envie seu artigo" podem mandar textos para publicação e em "fale com a gestão estratégica" têm a possibilidade de enviar dúvidas, perguntas, sugestões ou críticas.
Já no próximo mês será disponibilizada uma ferramenta de busca no Banco de Boas Práticas, que permitirá aos interessados pesquisar as boas experiências na área de gestão por categoria de projeto, órgão, ramo do Judiciário, etc. Juízes que desenvolveram projetos na área de gestão, que geraram bons resultados, também estão sendo motivados a enviarem artigos ao canal, para compartilhar a experiência com outros gestores.