Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

CÉLULAS-TRONCO: só falta um voto para garantir pesquisas com embriões

O quinto voto favorável ao uso de embriões em pesquisas com células-tronco foi dado pelo ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal. O placar está 5 x 2.



Falta um voto só.



Trechos do voto de Barbosa:



- Se o Brasil proibir a pesquisa com células-tronco, a longo prazo teremos um novo dilema ético: poderemos aceitar no futuro importar  tratamentos que podem salvar a vida de milhares de pessoas sendo estes surgidos de pesquisas que em outros países praticaram as mesmas técnicas que o Brasil julgou antes improcedente?



- A proibição das células-tronco equivale a se fechar aos possíveis benefícios da pesquisa com células-tronco embrionárias em nome de uma ética unilateral.
 
- A legislação brasileira segue os padrões mínimos comparados aos outros países que permitem as pesquisas com células embrionárias. Com as ressalvas de que seja proibida a criação de embriões para este específico fim [as pesquisas com células-tronco] e que haja consentimento expresso da sua utilização por parte de seus genitores, não vejo inconstitucionalidade na Lei de Biossegurança.