Terminou na tarde desta sexta-feira, dia 25, o 2º Encontro da Asmego na Regional Sudeste (foto). A primeira parte do evento foi realizada no Fórum da cidade de Caldas Novas e teve início por volta das 11 horas, com fala da coordenadora da regional e diretora do Foro da cidade, Lara Siqueira. A juíza agradeceu a presença de todos e salientou a importância do encontro para a integração dos juízes goianos.
Logo em seguida, o presidente da associação, Átila Naves Amaral, destacou a importância da participação dos magistrados e da comunidade da região nos encontros. Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, o juiz auxiliar da presidência do TJGO, Wilton Müller reforçou em seu discurso a crescente integração entre os juízes e o TJ, o que, para ele, tem contribuído para a melhoria da prestação jurisdicional no Estado. Após essas falas introdutórias, o diretor do Foro de Uruaçu e membro do Conselho da Asmego, Murilo Viera de Faria ministrou palestra sobre o Centro de Pacificação Social, projeto implantado inicialmente em Uruacu e que será estendido às demais Comarcas do Estado.
Residente na cidade de Caldas Novas, o juiz aposentado e conselheiro da Asmego, Orimar de Bastos, esteve presente no evento e avaliou como positiva a pretensão de instalar o projeto no município. Ele lembra que o acordo extraprocessual deve ser estimulado, pois promove a diminuição de processos e beneficia a população. Convidado por Lara Siqueira, Orimar de Bastos irá trabalhar como voluntário na implantação do projeto em Caldas Novas. Durante a tarde os juízes estiveram reunidos para tratar de assuntos institucionais referentes à atuação da magistratura na região sudeste.
Estiveram presentes no evento o presidente do Conselho da Asmego, Gilmar Coelho; o diretor de Clubes e Pousadas, Roberto Horácio Rezende; o diretor adjunto de Assuntos Institucionais, Vitor Umbelino, além dos seguintes magistrados: Placidina Pires, Hamilton Carneiro, Márcio Antônio Neves e Luiz Antônio Afonso Júnior. O evento contou também com a presença das seguintes autoridades: o secretario municipal, Sílio Junqueira, representando o prefeito Ney de Souza; a titular da 2ª Promotoria de justiça de Caldas Novas, Alessandra Silva; o prefeito da cidade de Rio Quente, Ênio Euripedes da Cunha; o presidente da Câmara Municipal de Caldas Novas, Marcio Henrique Palmarston; o presidente da subseção da OAB em Caldas Novas, Carlos Martins e o tenente da Policia Militar de Caldas Novas, representando o comandante de Policia Major Héber Lima.