Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Centro de Pacificação será instalado em Bom Jardim nesta quinta-feira

O Centro de Pacificação Social (CPS) do município de Bom Jardim de Goiás, distrito judiciário de Aragarças, será instalado nesta quinta-feira (9/9), às 14 horas, com a promessa de estimular uma nova cultura de pacificação na solução de conflitos. A unidade fica na Avenida Maria Antunes Teixeira, no Centro da cidade.


De acordo com o diretor do Foro de Aragarças, juiz Vinícius Caldas da Gama Abreu, o CPS abrigará inicialmente o módulo de segurança, composto por um policial militar, o Conselho Tutelar, a Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ), e, posteriormente, será implantada uma banca permanente de conciliação. Os atendimentos iniciarão em um prazo de 15 dias.


Estarão presentes na solenidade o coordenador estadual do CPS, juiz Murilo Vieira de Faria, o juiz-auxiliar da Presidência, Wilton Muller Salomão, o prefeito de Bom Jardim, Cleudes Bernardes da Costa, acompanhado pela primeira dama, Eliene Magalhães Bernardes, e demais autoridades.


Sobre o Projeto


De autoria do juiz Murilo Vieira de Faria, o projeto do CPS é pioneiro no país e já foi recomendado a todos os juízes de Goiás pelo presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles, e também pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de ter sido adotada como medida de boas práticas pelo CNJ, o bom exemplo do Centro de Pacificação se tornou referência nacional num curto espaço de tempo. O primeiro CPS do Brasil, foi implantado na comarca de Uruaçu no ano passado e funciona com o apoio da comunidade, advogados e diversos outros profissionais que trabalham voluntariamente no atendimento à população.


O CPS dá continuidade ao projeto Justiça Global, realizado em Uruaçu há nove anos por Murilo Vieira de Faria em parceria com a organização não-governamental Defensoria do Meio Ambiente de Uruaçu e com o Conselho da Comunidade local.


Texto: Mikaelle Braga