Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Centro de Pacificação Social será levado a diversas comarcas

A partir de agora, todas as comarcas que receberem novos fóruns e cujos prédios em que estão funcionando pertençam ao Poder Judiciário terão um Centro de Pacificação Social. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, na manhã desta segunda-feira (16), durante visita ao secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller. O encontro foi para agradecer o apoio que o órgão vem dando ao projeto, já implantado na comarca de Uruaçu, e apresentar os resultados desta iniciativa que visa incentivar a cidadania ativa, garantir o bem-estar coletivo, a defesa do meio ambiente e a prevenção à criminalidade.


De acordo com o idealizador do projeto, juiz Murilo Vieira Faria, o Centro de Pacificação Social de Uruaçu, inaugurado em agosto deste ano, está com cerca 50 atendimentos por dia. Segundo ele, os índices de criminalidade caíram acentuadamente no município com iniciativas simples, como a realização de palestras nas escolas feitas por policiais. O magistrado adiantou, ainda, que em outubro, esta unidade realizou 368 audiências de conciliação de pré-processos, com 82% de acordos. Para Murilo, este porcentual é importante e pontuou: “foram acordos que deixaram de se tornar processos judiciais. É o resgate à credibilidade da população ao Poder Judiciário”.


Na oportunidade, o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Carlos Elias da Silva, anunciou que a capital também terá um Centro de Pacificação Social a partir de 2010. De igual modo, o diretor do Foro de Inhumas, juiz Willian Fabian, disse que a comarca já está estruturando o seu centro de pacificação. Murilo Vieira observou que diversas cidades estão interessadas em implantar o projeto, a exemplo de Estrela do Norte, Mutunópolis e Santa Terezinha.


Ao final do encontro, o secretário Ernesto Roller reconheceu a importância do Centro de Pacificação Social. Disse que ” é um projeto muito bom e que todas as iniciativas no combate as causas da criminalidade são bem recebidas pela Secretaria de Segurança Pública”. Participaram ainda do encontro o juiz-auxiliar da Presidência do TJGO, juiz Wilton Müller Salomão; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Elias; o delegado-geral da Polícia Civil, Aredes Correia Pires, além do chefe do Departamento de Polícia Judiciária da Polícia Civil, Josuemar Vaz Oliveira, e do advogado Albatênio da Serra Campos.