Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Cerca de 100 magistrados goianos fortalecem ato em Brasília; presidente eleito do TJGO acompanha caravana de juízes

magistrados-goias-ato-brasilia

Cerca de 100 magistrados goianos fortaleceram ontem o ato em Brasília coordenado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) em defesa da independência e autonomia de juízes e promotores e do combate à corrupção. Caravana organizada pela ASMEGO deixou a sede da entidade de manhã para se reunir com magistrados e membros do MP de todo o País na sede do Supremo Tribunal Federal, onde ocorreu o ato, à tarde. O corregedor Geral da Justiça do Estado de Goiás e presidente eleito do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, acompanhou os juízes na mobilização.

“Estamos hoje protestando contra essa votação absurda ocorrida na Câmara dos Deputados contra as garantias da Magistratura e que, por consequência, se torna uma atitude contra a própria sociedade e o jurisdicionado em geral, que precisa de uma justiça plena, forte e independente”, afirmou o desembargador ao comentar a aprovação de emenda ao projeto das 10 medidas contra a corrupção que pretende criminalizar juízes e promotores em sua atuação.

Juiz Wilton Müller Salomão, presidente da ASMEGO, esteve em Brasília toda a semana visitando os parlamentares goianos, sensibilizando-os para os riscos da aprovação de matérias que atentam contra a independência da Magistratura. E falou sobre o movimento promovido pelos magistrados goianos na capital federal. "Os colegas de Goiás deram um grande exemplo de mobilização e de defesa do próprio País. Este 1º de dezembro é um dia histórico para todos nós", afirmou.

Vice-presidente da ASMEGO, o desembargador Carlos Alberto França também acompanhou o grupo de magistrados até Brasília. "A Magistratura goiana manifestará sua contrariedade, sua repulsa a essa tentativa do Congresso Nacional, que traz represálias à atuação da Magistratura e do Ministério Público no combate à corrupção. No entanto, essas tentativas não nos calarão. Estaremos de pé sempre para fazer o nosso papel, de distribuir Justiça, doa a quem doer”, destacou.

“Precisamos, de uma vez por todas, passar o País a limpo e essa é uma oportunidade histórica que temos. Por isso, nós, magistrados, estaremos marcando presença na capital da República com o objetivo de fortalecer a Magistratura no combate à corrupção”, frisou o juiz Carlos Magno Rocha da Silva.

Diretor de Comunicação da ASMEGO, o juiz Eduardo Perez Oliveira conclamou a sociedade a se unir aos magistrados em defesa da independência dos juízes. "A Magistratura goiana está em peso em Brasília para protestar contra a tentativa de criminalizar magistrados e promotores e impedir o combate à corrupção. Nós não vamos aceitar isso passivamente”, acentuou.

Os magistrados goianos seguiram para Brasília levando consigo material de campanha de valorização dos juízes e de combate à corrupção que foi lançada oficialmente na noite desta quinta-feira durante a abertura do XIII Congresso Goiano da Magistratura.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação