Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Clube da Asmego sedia colônia de férias durante toda essa semana










 



 


Começou na segunda-feira, dia 7, e prossegue durante toda essa semana, a 14ª  Colônia de Férias do Poder Judiciário. Realizada todos os anos no mês de julho, a colônia é resultado de uma parceria entre a Asmego e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO).


 


Este ano, a colônia de férias recebe 202 inscrições de crianças entre 4 e 14 anos. A programação da colônia começa pela manhã, com saída do estacionamento do Tribunal de Justiça por volta das 8:00 horas, e só termina próximo às 17:30 horas, quando as crianças retornam ao estacionamento do TJ. As atividades da colônia estão concentradas no Clube da Asmego, localizado na Vila Maria Dilce. De manhã, as crianças tomam café e depois se divertem com muitas brincadeiras nas quadras esportivas e nas piscinas do clube. Ao meio dia é servido o almoço e à tarde continuam as atividades recreativas. Entre as atividades da colônia estão trabalhos manuais, como pintura, desenho e estafeta. No final da tarde é servido um lanche.  


 


Além de aproveitarem o espaço do clube, as crianças realizam durante a colônia dois passeios. Hoje de manhã elas assistiram ao filme "O Incrível Hulk" no cinema do shopping Bouganville,  e na quinta-feira elas visitam o Hotel Fazenda Rancho Colorado, onde poderão se divertir no futebol de sabão, conhecer o mini zoológico e a horticultura do racho. Na sexta-feira a colônia será encerrada com o sorteio de cinco bicicletas.


 


Durante as atividades, as crianças são dividas em grupos, de acordo com a faixa etária. Todas as atividades são acompanhadas por monitores e coordenadas pela Divisão de Desenvolvimento Humano do TJ. Além dos monitores e dos coordenadores do Tribunal, a equipe é composta ainda por enfermeiras do Centro Médico do TJ, integrantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e participantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró-Jovem). Ao todo, 40 pessoas trabalham para realizar a Colônia de Férias do poder Judiciário.


 


A responsável pela coordenação dos monitores, Márcia Bezerra Maia, ressalta que a iniciativa proporciona uma opção de divertimento para as crianças e auxilia os pais que precisam trabalhar no período de férias. Como a equipe da colônia já tem uma vasta experiência e, desde o princípio é planejada a partir de uma preocupação pedagógica, a coordenadora afirma que as atividades contribuem no desenvolvimento do relacionamento interpessoal entre as crianças, do senso critico e de bons hábitos alimentares e higiênicos. 


 


O diretor da Divisão de Desenvolvimento Humano do TJ-GO, Jorge Teixeira da Silva, diz que entre as crianças, há muitas que participam desde a primeira edição. Segundo o diretor, a colônia de férias tornou-se uma tradição no Poder Judiciário, pois todos os anos gera uma expectativa nas crianças e já conquistou a confiança dos pais.