O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu um grupo de trabalho para propor medidas a fim de conter a violência nos estádios de futebol e suas imediações. Portaria publicada nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial da União, dá prazo de 15 dias, a contar de hoje, para a apresentação do cronograma e respectivo plano de trabalho das atividades do grupo.
Os trabalhos serão coordenados pelo secretário-geral do CNJ, Rubens Curado, e contarão com apoio de um juiz e cinco representantes dos Tribunais de Justiça dos estados.
A medida faz parte das ações que buscam criar alternativas para aumentar a segurança dos torcedores nos estádios de futebol.
O reforço da segurança nos estádios é necessária para que o governo possa cumprir parte das garantias apresentadas para a realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.
No Congresso Nacional, um projeto de resolução complementar, que aguarda votação, prevê até dois anos de reclusão e multa para o torcedor que praticar atos de violência.