Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Com mais de 7 mil atendimentos, Justiça Ativa realiza 9ª edição em Padre Bernardo

Depois de passar por oito comarcas somente nesta ano, acumulando 7.165 atendimentos jurídicos, o Projeto Justiça Ativa chega à comarca de Padre Bernardo nesta quinta-feira (25), sob a coordenação do juiz André Reis Lacerda, que responde pelo foro. Os trabalhos tiveram início às 12h e seguem durante a sexta-feira (26), das 8h às 18h. Estão agendadas 403 audiências, sendo 208 da área criminal, 103 de família e 92 de fazendas públicas e cível. A comarca tem como distrito judiciário o município de Mimoso de Goiás e acumula cerca de 3.500 processos. O número de habitantes da região é de cerca de 45 mil.


O Projeto Justiça Ativa tem como objetivo reduzir o número de processos em tramitação na comarca que o recebe. O trabalho é realizado em regime de mutirão, e tem o trabalho concentrado de diversos juízes, de outras comarcas, em um só local. Os processos passíveis de conciliação são o principal objeto da atividade. Neste ano o Justiça Ativa já esteve em Montes Claros, Crixás, Planaltina, Quirinópolis, Catalão, Minaçu, Jandaia e Paraúna, realizando atendimentos jurídicos como sentenças, audiências, decisões, despachos, interrogatórios, oitiva de testemunhas e partes.


Até agora, Minaçu foi recordista na participação de magistrados, que contou com 22, de diversas comarcas do Estado. Foram oito edições, 67 magistrados envolvidos - com média de 65 atendimentos cada, 2018 sentenças, 45 promotores participantes e 433 serventuários da justiça e voluntários. As próximas comarcas a receber o projeto são Maurilândia, Águas Lindas e São Simão, em setembro; Cristalina, Alvorada e Santa Terezinha, em outubro; Campinorte e Nova Crixás em novembro e, em dezembro, Caiapônia, que fecha os trabalhos deste ano.


Participantes

De acordo com o secretário do Projeto Justiça Ativa, Adilson Canedo Machado, para os dois dias de atividades em Padre Bernardo confirmaram presença os juízes Alano Cardoso e Castro; José de Bessa Carvalho Filho; Decildo Ferreira Lopes; Gustavo Braga Carvalho; Hugo Gutemberg Patiño de Oliveira; Isaac Costa Soares de Lima; José Augusto de Melo Silva; Levine Raja Gabaglia Artiaga; Luiz Antônio Afonso Júnior; Mateus Milhomem de Sousa; Mábio Antônio Macedo; Nina Sá Araújo; Rinaldo Aparecido Barros; Raul Batista Leite; Silvio Jacinto Pereira e Wilsianne Ferreira Novato. Também participam os promotores Cristhiano Menezes da Silva Caires; Fernando Centeno Dutra; Bruno Silva Domingos; Julimar Alessandro da Silva; Luciano Miranda Meireles; Margarida Bittencourt da Silva; Michele Martins Moura; Rafael Simonetti e Tamara Cybelle Marques Oliveira do Amaral.