Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Com quase três décadas de fundação, ESMEG renova compromisso de qualidade de ensino no meio jurídico

slide-29-anos-esmeg-destaque


“Nossos cursos serão mais extensivos e com temas efetivamente dirigidos ao aprimoramento e até a especialização dos que já são magistrados, sem descuidar dos ensinamentos básicos, incluindo aí a prática judiciária, aos que iniciam na carreira ou que querem nela ingressar.” O comentário do desembargador Romeu Pires de Campos Barros no ato de instalação da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (ESMEG) tem, até hoje, o mesmo sentido para existência da instituição, 29 anos após a fundação da entidade.


[Conheça a história da ESMEG.]


Foi no dia 5 de dezembro de 1986, que a ESMEG, ao ser criada, escreveu um capítulo especial no livro de glórias da Justiça de Goiás. E nesses quase 30 anos de atuação da Escola, o que se pode dizer, na avaliação do atual diretor, desembargador Carlos Alberto França, é que a instituição se consolida na qualificação da própria prestação jurisdicional.


“A Escola é nosso patrimônio. E para isto, nós contamos sempre com a presença, apoio e participação nos cursos, de nossos magistrados e servidores também. Então, eu quero, aqui, convidar o nosso público para sempre frequentar a Escola, frequentar os seus cursos, dando essa honra para a ESMEG”, sublinha o desembargador Carlos Alberto França.


Milhares de alunos, entre magistrados, servidores e outros profissionais operadores do Direito têm, cada um deles, a sua história particular com a ESMEG. De cursos preparatórios para exames da magistratura a capacitação inicial para vitaliciamento de magistrados, a Escola dispõe de ampla cartela de qualificações para aprimoramento de seu público.


“A proximidade de comemoração de quase três décadas de atuação da ESMEG é motivo de júbilo para todos nós, magistrados, visto que podemos perceber nitidamente sua importância na formação inicial e continuada de juízes e servidores, cujo reflexo tem se estampado nos inúmeros prêmios que o Judiciário goiano tem recebido por sua atuação destacada no País. Além do mais, além de fundamental papel institucional, também se pode destacar o papel social da ESMEG, na medida em que a excelência no oferecimento de seus cursos acaba por melhorar significativamente a qualidade da prestação jurisdicional, expectativa e direito fundamental de toda a sociedade”, observa o secretário-geral da ESMEG, juiz André Reis Lacerda.


Renovação


“A ESMEG, ao longo de seus 29 anos de existência, acompanha a evolução do Direito e o aplica, de forma descomplicada e eficiente, aos profissionais que por ela passam. Vivemos um momento de renovação da ESMEG, em que a mesma se mostra mais forte, pragmática e objetiva ao transmitir os assuntos de relevância a seu público alvo, demonstrando sua adequada evolução e colocação de destaque no mundo jurídico”, destaca a coordenadora de Comunicação da ESMEG, juíza Aline Vieira Tomás.


É que analisa, também, o coordenador Pedagógico da Escola, juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas. “Trata-se da ‘casa acadêmica do magistrado’. Todos nós necessitamos de aperfeiçoamento permanente e a ESMEG é o local em que isso se implementa. Vários cursos são ofertados a servidores e magistrados. É um ambiente informal, de debate acadêmico, de espaço para troca de experiências, de aprofundamento no Direito e na função de julgar”, comenta o magistrado.


Para o coordenador de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, juiz Luis Antônio Alves Bezerra, a ESMEG deu um grande salto em qualidade de ensino nos últimos anos, tendo no corpo docente mestres e doutores. “É o caso do curso de vitaliciamento de juízes, que antes era uma espécie de curso prático, durando uma semana, hoje é de praticamente dois anos, aliando teoria e prática. Por isso, eu tenho a grata satisfação de trabalhar na ESMEG, onde nós, coordenadores e professores, podemos levar para a sala de aula as circunstâncias que vivenciamos no meio jurídico.”


Interação


Acompanhe as notícias da ESMEG também pelos canais da Escola no Facebook, Twitter, Youtube, Flickr e Soundcloud.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ESMEG | Ampli Comunicação