Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Comarca de Campinorte recebe novo prédio e novo juiz

Campinorte recebeu, na terde desta sexta-feira (28), sua sede própria, entregue equipada e mobiliada para o funcionamento imediato. Com 700 metros quadrados e capacidade para abrigar uma vara simples, o prédio foi construído em tempo recorde - apenas sete meses após o lançamento de sua pedra fundamental. “A Justiça local agora está preparada para promover uma prestação jurisdicional mais adequada e satisfazer as necessidades da população dos municípios a que atende”, comemorou a juíza diretora do foro, Karine Thormim da Silva. “Esta nova casa do Poder Judiciário representa a concretização dos anseios do povo desta região, que está em pleno desenvolvimento”, completou a juíza, que se despede da comarca e repassa os trabalhos ao juiz Silvio Jacinto Pereira, titular de Mara Rosa, em substituição automática na comarca de Campinorte.


A comarca tem dois distritos judiciários – os municípios de Alto Horizonte e Nova Iguaçu de Goiás – e cerca de 2.900 processos em tramitação. Região com forte atividade mineradora, a maior demanda é de processos previdenciários. O foro conta o auxílio do Centro de Pacificação Social (CPS), que embora recente, já tem contribuído para a diminuição da demanda protocolada no fórum, de acordo com a juíza.


Até então o fórum local estava instalado em um sobrado cedido pela prefeitura. Antigo, o prédio abrigava toda a estrutura da comarca e era dividido com departamentos da própria prefeitura e também com o Ministério Público (MP). Além de proporcionar melhores condições de trabalho e, consequentemente, melhor atendimento à população, o novo prédio do fórum irá desonerar a prefeitura, que precisa alugar outros prédios para comportar suas secretarias enquanto cede parte do espaço para o funcionamento do Poder Judiciário na cidade.


O juiz em substituição na comarca, Silvio Jacinto Pereira, divide-se entre Campinorte e Mara Rosa, onde é titular. Empossado no início deste mês, com outros 37 novos juízes, seu primeiro dia de trabalho foi em Campinorte, onde substitui automaticamente a juíza Karine Thormim, que cumpre licença-maternidade. Foram 18 audiências em um único dia, logo na estreia. Por enquanto, Silvio deverá acumular as duas comarcas, já que Karine foi transferida para Rialma.


Com menos de um mês de atuação na magistratura goiana, o novo juiz se diz “surpreendido a cada dia” pela instituição da qual agora faz parte. “É um Tribunal que quebra paradigmas e lança projetos que privilegiam medidas alternativas de pacificação de conflitos”, disse, referindo-se ao Centro de Pacificação Social (CPS) e mostrando-se já entrosado com as atividades do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), apesar do pouco tempo de magistratura.


Presidente do TJ, o desembargador Paulo Teles agradeceu o bom trabalho desempenhado por Karine Thormim na comarca e lembrou que a juíza, que também tem formação em Engenharia, acompanhará a construção de mais um prédio, desta vez em Rialma, com ordem de serviço para a construção de sua sede própria assinada no início do mês. À população, Teles pediu que cuide do novo prédio e, sobre Silvio Pereira, disse reconhecer, de imediato, que é um juiz devotado à carreira. “Já demonstra ser alguém que adota o trabalho como vocação e realização pessoal, e não como obrigação”, avaliou. “Esta casa não representará nada à população se o juiz não se integrar à comunidade. Com tão pouco tempo na região, Silvio já sente-se à vontade e deixa as portas de seu gabinete abertas ao povo”, potuou, elogiando.


Prestigiaram a solenidade o prefeito do município, Wander Antunes Borges; o presidente da Câmara, vereador Walter José Rodrigues de Andrade; e o desembargador Itaney Campos e os juízes André Reis Lacerda e Murilo Vieira de Faria, que já atuaram na comarca. Ainda estiveram presentes juízes, prefeitos e vereadores da região, representantes do MP, da Ordem dos Advogados do Brasil e sociedade civil, além da população local.