Será implantado nesta quinta-feira (17), na comarca de Luziânia, o Programa Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a administração municipal local e com a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). A solenidade de implantação será realizada no salão do tribunal do juri do Fórum de Luziânia (Av. Neilor Rolim, Qd. MOS, Lt. 7A, Parque JK), às 10 horas.
Coordenado pela diretora do Foro local, juíza Alessandra Gontijo do Amaral (foto), o Programa Cidadania e Justiça também se Aprendem na Escola tem o objetivo de conscientizar professores e alunos (alcançando também pais e responsáveis), sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los, além de informar sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos serviços de assistência jurídica gratuita.
Em 2012, serão selecionadas 30 comarcas em Goiás para o desenvolvimento do projeto Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola. Uma das ações é a constituição de parcerias entre os diretores de Fóruns das comarcas participantes e as Secretarias Municipais de Educação. O conteúdo abordado no desenvolvimento do projeto será aplicado por meio de cartilhas e vídeo idealizados pela AMB.