O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, vai participar na segunda-feira (25) do Dia da Conciliação Previdenciária, mutirão voltado para a realização de 211 audiências relacionadas a aposentadorias, invalidez e auxílio-doença, entre outras. A iniciativa é do diretor do Foro de Niquelândia, Rinaldo Aparecido Barros, e do juiz Vitor Umbelino Soares Júnior. O presidente da Asmego, juiz Átila Naves Amaral também acompanhará os trabalhos na cidade.
No total, dez juízes, cinco procuradores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e cinco médicos participarão do mutirão. A idéia é que os médicos façam, de imediato, as perícias sobre invalidez. Além disso, o INSS vai enviar ao local o Promóvel, projeto itinerante para concessão de benefícios na hora. ”Não tenho dúvida nenhuma que a conciliação é o instrumento mais eficaz para a solução de conflitos, principalmente, para as pessoas carentes que não têm acesso à Justiça”, afirmou Rinaldo. “Estamos com o serviço da comarca em dia, mas o mutirão acelera os procedimentos”, ressaltou ele, lembrando que a comarca teve a menor taxa de congestionamento do Estado. Segundo Rinaldo, já estão marcados outros dois mutirões para o dia 25 de agosto e 18 de novembro.
Na ocasião será lançada também, sob a coordenação do juiz Vítor Umbelino, a Banca Permanente de Conciliação. A coordenadora do Movimento pela Conciliação em Goiás, juíza Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, comparecerá ao evento.