Os membros da Comissão Científica do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados reuniram-se, nesta quinta-feira (28), em Maceió (AL), para avaliar e definir os detalhes da programação do evento, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de maio de 2018, na capital alagoana. O encontro contou com a presença do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, e do presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Ney Alcântara.
Com o tema central já definido, “A politização do Judiciário ou a judicialização da política”, a comissão analisou os nomes dos palestrantes e conferencistas. De acordo com o presidente da AMB, esse é o momento de preparar a logística do evento para que tudo ocorra como o previsto. “É importante que o grupo se reúna porque temos que definir os temas, os expositores, conferir quem já aceitou participar e quais os contatos que ainda serão feitos. Tudo isso é necessário para que possamos ter um congresso de alto nível”, ressaltou.
Para o presidente da Associação alagoana, Ney Alcântara, a presença da AMB é fundamental nesta fase de elaboração da programação. “Estamos produzindo um evento nacional e, por isso, é fundamental a participação da AMB para que possamos discutir os temas mais interessantes para a classe nesse momento”, afirmou o magistrado.
Comissão científica
O coordenador da Comissão Científica, Regis de Oliveira, destacou que o objetivo da programação é proporcionar uma discussão sobre assuntos atuais da magistratura. “Todos os temas escolhidos foram selecionados com precisão cirúrgica. Alguns nomes já estão confirmados, outros devemos fechar em breve. Estamos trabalhando para realizar um grande evento”, destacou.
Os juízes de Alagoas, Phlippe Falcão e Lorena Carla Santos Vasconcelos Sotto-Mayor fazem parte da comissão e ressaltaram a importância do evento e dos temas a serem discutidos para o desenvolvimento do Poder Judiciário. “A Comissão vai zelar pela fidedignidade das palestras, dos painéis e das teses. Estamos nos reunindo para acertar todos os detalhes antes do congresso”, acrescentou a juíza.
Os painéis abordarão temas como o protagonismo da Justiça; sobrecarga do Judiciário; segurança dos magistrados; perfil psicológico dos juízes; prerrogativas e direitos da magistratura; o Parlamento e o Judiciário; o Executivo e o Judiciário; Justiça Eleitoral; os meios eletrônicos de comunicação e a magistratura; associativismo; e novos magistrados.
Programação Cultural
Além da parte científica, a comissão está também organizando uma programação cultural, com a realização de um concurso de fotografia. Uma comissão avaliadora deverá ser criada posteriormente para a analisar as fotos do concurso.
Também participaram do encontro os magistrados Levine Raja Gabaglia (GO) e Rafael Sandi (SC), ambos membros da comissão, e o juiz alagoano José Firmino.
Fonte: Ascom/ AMB