Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Comissão Eleitoral decide utilizar voto pela internet

 Após explicação dos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a Comissão Eleitoral da AMB aprovou, por unanimidade, com a participação das duas chapas que concorrem à presidência, que a votação para o triênio 2011/2013, também será feita pela internet. Nesta segunda-feira (25), ficou decidido que o sistema de votação eletrônico será desenvolvido e gerenciado pelo TRE-DF. Para terem acesso ao sistema online, os magistrados receberão uma senha, que possibilitará a votação das 8h do dia 23 de novembro até às 20h do dia 25, ininterruptamente.



Além disso, os associados também poderão votar por meio de cédula de papel. Eles receberão, em suas residências, a cédula que deverá ser devolvida na sobrecarta à sede da associação estadual, da qual o magistrado pertence. A apuração dos votos será feita na associação estadual, no dia 26 de novembro, a partir das 19h, horário de Brasília. Os magistrados também poderão comparecer pessoalmente às sedes das associações estaduais, nas quais estarão disponíveis urnas de lona para receber votos em cédula de papel.



Segundo o presidente da Comissão Eleitoral da AMB, Roberval Belinati, cada associação terá uma Comissão Eleitoral Estadual que será responsável por totalizar os votos. “O resultado terá que ser encaminhado por fax à sede da AMB em Brasília. Cada chapa poderá indicar até dois fiscais para acompanhar o trabalho da Comissão Eleitoral Estadual”, explicou.



Belinati disse ainda que caso ocorra duplicidade de votos, prevalecerá o da internet, que será administrado em todo o Brasil pelo TRE. “Os técnicos do tribunal provaram que a eleição pela internet é segura. Isso traz tranquilidade e segurança aos candidatos e à Comissão Eleitoral”, afirmou.



A chapa “NOVOS RUMOS” que chegou a protocolar requerimento à Comissão Eleitoral questionando a segurança da votação eletrônica realizada pela AMB, se posicionou favorável ao sistema da justiça eleitoral. “Acredito que a eleição pela internet propiciará maior envolvimento da magistratura e uma democratização da AMB para que todos os magistrados possam participar ativamente da escolha dos novos dirigentes”, ressaltou a representante da chapa, Maria Isabel da Silva.



Para o representante da chapa “AMBCOMVOCÊ”, Antônio Silveira Neto, a votação pela internet é um avanço significativo que vai proporcionar maior participação dos magistrados. “Ficamos satisfeitos porque nosso pedido de reconsideração pelo voto na internet foi atendido pela Comissão Eleitoral. Nós queremos que os juízes do Brasil votem pela internet para que essa escolha seja a mais legítima possível”, disse.



A expectativa da Comissão Eleitoral é de que o resultado da eleição seja divulgado até a meia noite do dia 26 de novembro.