A fim de tirar as principais dúvidas dos associados sobre o pleito que elegerá a nova diretoria da AMB para o biênio 2011/2013, o presidente da comissão eleitoral, Roberval Casemiro Belinati, respondeu a vários questionamentos. As perguntas abaixo também estão disponíveis na página "Eleições AMB".
1) Quando serão remetidas as sobrecartas para os associados?
As sobrecartas contendo a cédula de votação para as próximas eleições da AMB já foram enviadas, pelos correios, para os endereços dos magistrados. Acredito que, no máximo, até o dia 10 de novembro, eles receberão a correspondência.
2) Qual prazo o magistrado terá para votar por sobrecarta?
Ele deverá devolver a sobrecarta, contendo o seu voto, até as 19h do dia 26 de novembro, na sede de sua associação estadual, onde será feita a apuração. Deverá devolver logo pelos correios, pois o voto não será computado se a carta chegar depois das 19h do dia 26 de novembro.
3) O magistrado que estiver com o endereço desatualizado e não receber a sobrecarta com a cédula de votação, poderá votar?
Sim, ele poderá votar pela internet, ou pessoalmente, em cédula de papel, em urna de lona, na sede da associação estadual. Mas a votação pessoalmente só poderá ser feita no dia 26 de novembro, entre 8 e 19h (horário de Brasília).
4) Como o magistrado deverá proceder para votar pela internet?
A votação pela internet poderá ser dada em três dias: 23, 24 e 25 de novembro. Para votar pela internet, o magistrado deverá acessar o site da AMB (www.amb.com.br) e clicar no link “Vote Aqui”, que desviará a conexão para o site do TRE-DF, que será o responsável pela execução do voto eletrônico.
5) O magistrado receberá uma senha para votar pela internet?
Sim, ele vai receber uma senha em seu e-mail, até o dia 20 de novembro, no endereço eletrônico que estiver cadastrado na AMB.
6) E se o magistrado perder a senha, ou não a receber, como deverá proceder?
Para recuperar a senha, deverá acessar o site da AMB e seguir a orientação do programa de informática, contida no próprio link.
7) Com tantas possibilidades de votação, o senhor acredita que a participação dos associados no pleito eleitoral aumentará?
Acredito que vai diminuir a abstenção e isso é muito importante porque quanto maior a participação dos magistrados, maior será a representatividade da diretoria eleita, que vai governar a AMB nos próximos três anos e vai administrar um orçamento anual em torno de 11 milhões de reais, proveniente da contribuição mensal de 64 reais de cada magistrado associado.