Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Comissão Especial da Câmara aprova PEC das Diretas nos Tribunais

comissao-especial-eleicoes-diretas-judiciario1 Sessão foi acompanhada pelo presidente da AMB, João Ricardo Costa; o assessor da Presidência, José Carlos Kulzer; e o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, Leonardo Lúcio Freire Trigueiro

Matéria conta com a relatoria do deputado federal João Campos. Presidente da ASMEGO enaltece trabalho feito pelos parlamentares goianos na comissão

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a analisar a proposta de democratização do Poder Judiciário aprovou, nesta quinta-feira (22), o Projeto de Emenda à Constituição (PEC 187/2012), que trata da matéria. O projeto, de autoria do deputado Welligton Fagundes (PR-MT), foi aprovado por unanimidade, por um quórum formado por 19 parlamentares.

O relator da comissão, deputado federal João Campos (PSDB-GO), que tem ouvido as entidades que representam a magistratura sobre a importância da aprovação da proposta e se colocado como um defensor da democratização do Poder Judiciário, se manifestou favorável ao projeto. A proposta segue para o Plenário da Câmara.

A PEC 187/2012 visa a ampliar do colégio de eleitores das Cortes, concedendo aos juízes de primeiro grau o direito ao voto na escolha das mesas diretoras. O texto aprovado na sessão desta quinta-feira também prevê que a recondução dos dirigentes ao cargo ocorra de modo intercalado.

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelo relator, deputado João Campos. “Agradeço aos parlamentares goianos pelo empenho em prol da aprovação dessa PEC. O deputado João Campos tem envidado todos os esforços em prol dessa importante bandeira para a magistratura. Nos falamos nessa manhã, pouco antes da votação, e ele nos sinalizou positivamente", ressaltou o presidente da ASMEGO. "Destaco também o apoio do deputado federal goiano Daniel Vilela, membro da comissão, também um apoiador da proposta. A ASMEGO continuará fazendo a gestão junto à bancada goiana na Câmara para aprovação da PEC em Plenário. Nossos parlamentares reconhecem os benefícios que as eleições diretas trarão para o Judiciário."

Estiveram presentes na sessão o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo Costa; o assessor da Presidência, José Carlos Kulzer; e o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Leonardo Lúcio Freire Trigueiro.

Abaixo-assinado
A democratização do Judiciário é uma das principais bandeiras da ASMEGO em parceria com a AMB e demais associações estaduais. A ASMEGO busca, nesse pleito, o apoio da magistratura e da sociedade em geral, por meio de abaixo-assinado eletrônico. Participe.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO