O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza na próxima sexta-feira (27/03), a partir das 9h30, reunião do Comitê de Gestão dos Sistemas Informatizados do Poder Judiciário (CNG-TI). O secretário-geral do Conselho, Alvaro Ciarlini, fará a apresentação do evento que abordará questões sobre a informatização do judiciário brasileiro. Esta é a segunda reunião do Comitê em 2009.
Entre os pontos a serem discutidos na reunião, estão a proposta de resolução para nivelamento dos tribunais sobre a política de tecnologia da informação, definições de recursos humanos na área e apresentação do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).
A reunião contará com a presença dos responsáveis pela área de tecnologia da informação dos tribunais. No encontro, eles analisarão os dados sobre o diagnóstico de informatização do judiciário e traçarão estratégias de ação para aprimoramento da informatização da justiça. Também será feita apresentação do Sistema Eletrônico de Executivo Fiscal, que vai viabilizar o trâmite das execuções fiscais de forma eletrônica.
O Comitê de Gestão dos Sistemas Informatizados do Poder Judiciário foi instituído por portaria (361) do CNJ e é composto por magistrados e servidores dos Tribunais de Justiça do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Mato Grosso, São Paulo, Ceará, Sergipe, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Rio Grande do Sul e Maranhão, além de representantes do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior do Trabalho, Conselho da Justiça Federal, Tribunal Superior Eleitoral, Superior Tribunal Militar, Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, da Bahia, e da 5ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal.