Para franquear a participação de seus associados na Assembleia Geral Extraordinária sobre a obrigatoriedade ou facultatividade do sistema de seguro/pecúlio, a ASMEGO disponibilizou três meios para votação. Foram enviadas cédulas de votação, via Correios, em setembro. Os votos registrados por esse meio já foram encaminhados para a sede administrativa da entidade e contabilizados. Além disso, a associação abriu espaço para discussões e votação no meio virtual, por meio do Sistema Eletrônico de Assembleia Geral. O debate foi aberto na plataforma em agosto. O terceiro meio é a tradicional votação presencial, ocorrida neste sábado (8).
A ASMEGO ressalta que cada associado deverá escolher somente um meio para registrar o voto. O magistrado que participar por carta ou pelo sistema online não poderá manifestar voto na assembleia presencial e vice-versa. Encerrada a votação presencial, no prazo máximo de 2 horas, será aberta a fase de votação eletrônica, que deverá permanecer acessível aos associados pelo sistema eletrônico pelo prazo de 24 horas.
Confira abaixo o passo a passo para acessar o Sistema Eletrônico de Assembleia Geral:
No primeiro acesso ao Sistema Eletrônico de Assembleia Geral, o associado informará o número do seu CPF para fins de validação junto ao cadastro da ASMEGO. Em seguida, o magistrado clicará no botão para prosseguir, informando data de nascimento e número de telefone celular para o qual deverá ser encaminhada sua senha de acesso à ferramenta. Essas informações também devem estar em conformidade com a base de dados dos associados da ASMEGO. Depois de digitar em campo próprio a senha encaminhada via SMS para o número de telefone celular informado, o associado terá acesso ao Sistema Eletrônico de Assembleia Geral.
Conforme o Regulamento das Assembleias da ASMEGO, o simples acesso do associado ao sistema significará ciência da matéria tratada e contará para efeito de quórum exigido, independentemente da apresentação de propostas ou efetiva discussão sobre a matéria.
Em caso de o sistema não validar os dados informados pelo associado, este deve entrar em contato com a ASMEGO para atualização de seus dados cadastrais, possibilitando, assim, sua participação no Sistema Eletrônico de Assembleia Geral.
Uma vez incluído no sistema, o associado terá acesso ao edital de convocação da assembleia e às matérias colocadas para deliberação; poderá participar das discussões no período prévio à abertura de votação; conferir o quórum da assembleia; e a ata final, com as deliberações dos associados.
O sistema inibirá a votação dos associados que já exerceram seu voto na fase presencial, de modo que não se permitirá dupla votação.
Espaço democrático
Essa é a primeira assembleia da ASMEGO a contar também com o Sistema Eletrônico de Assembleia Geral, um compromisso de campanha da atual gestão. O Sistema Eletrônico de Assembleia Geral pode ser acessado pelos magistrados associados em ambiente multiplataforma (desktop, tablet’s e smartphones). Para garantir a autenticidade das informações que trafegarão no ambiente das assembleias virtuais, o site da ASMEGO passou a contar com certificação de segurança própria para esse tipo de ambiente.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação