Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Congresso busca esclarecimento sobre escuta no STF

Parlamentares da Comissão Mista de Controle de Órgãos de Inteligência ouvirão na terça-feira o diretor-geral afastado da Abin, Paulo Lacerda (D), além do ministro do Gabinete de Segurança Institucional e do diretor da PF.


A Comissão Mista de Controle de Órgãos de Inteligência, que fiscaliza entre outros a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), confirmou para terça-feira (9) a reunião para ouvir o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix; o diretor-geral da Abin, delegado Paulo Lacerda (temporariamente afastado do cargo); e o diretor da Policia Federal, Luiz Fernando Corrêa.



Os parlamentares querem esclarecimentos sobre a interceptação de conversa telefônica do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Segundo denúncia publicada em reportagem da revista Veja, a Abin estaria envolvida no grampo ilegal.



A comissão é composta pelos líderes da maioria e da minoria na Câmara e no Senado e pelos presidentes das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional das duas Casas. O colegiado foi instituído em 1999 pela Lei 9883/99 que criou a Abin, com o objetivo de exercer o controle externo e a fiscalização das atividades de inteligência.



A reunião será às 14 horas na ala Senador Alexandre Costa, sala 7, do Senado Federal.