O Conselho Executivo da AMB reuniu-se, nesta segunda-feira (13), pela décima vez, em Brasília (DF). Durante o encontro, os Magistrados discutiram a campanha “Diretas Já no Poder Judiciário”, medidas para aprimoramento da segurança dos Magistrados, o Congresso Internacional para Magistrados sobre Meio Ambiente, que aconteceu em Manaus na semana passada, o XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, entre outros temas. O Presidente da AMB, Nelson Calandra, conduziu o encontro.
Durante a reunião, foi reiterada a imprescindibilidade de atuação dos Presidentes de Associações para o sucesso da campanha “Diretas Já”. Nelson Calandra lembrou o caminho percorrido em defesa da bandeira atualmente assumida. “É um caminho longo, difícil e nós precisamos lutar. Temos que caminhar, agir e construir um consenso para evoluir nesse processo”, disse o Presidente da AMB.
A necessidade de aprimoramento na segurança dos Magistrados foi examinada e debatida. Há a iniciativa de realizar um evento conjunto da AMB e do CNJ em busca da implementação de um projeto que atenda a essa exiguidade. Foi feito também um panorama das atividades para a efetivação do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, que será de 21 a 23 de novembro em Belém (PA).
No encontro, foi abordado o sucesso do I Congresso Internacional para Magistrados sobre Meio Ambiente, realizado de 8 a 11 de agosto, em Manaus. “O Congresso reuniu mais de 600 pessoas, com profissionais de várias partes do mundo, de todos os estados brasileiros e com uma qualidade científica nunca vista antes e elogiada pelos maiores cientistas do planeta”, disse o Presidente da AMB.
Participaram do encontro, o membro do Conselho Fiscal, Aristóteles Thury, o Vice-Presidente de Assuntos Legislativos, Diógenes Vicente Hassan Ribeiro, o Coordenador da Justiça Militar, Edmundo Franca de Oliveira, o Diretor da Secretaria de Interiorização, Flávio Fenoglio, a Diretora da Secretaria de Pensionistas, Haydée Mariz de Oliveira, a Vice-Presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas, Lilian Lygia Mazzeu, o Coordenador Nacional da Justiça do Trabalho, Plínio Bolívar de Almeida, o Vice-Presidente de Comunicação, Raduan Miguel Filho.
E mais, o Diretor-presidente da ENM, Roberto Portugal Bacellar, o membro do Conselho Fiscal, Roberto Felinto, o Vice-Presidente de Assuntos Culturais, Rosalvo Augusto Vieira da Silva, o Coordenador de Aposentados, Sebastião Luiz Amorim, o Secretário-Geral-Adjunto, Thiago Massad, e o Coordenador da Justiça Estadual da AMB, Walter Pereira.
Veja o depoimento de participantes:
“A reunião foi interessante; vários assuntos polêmicos foram deliberados, questões que envolvem o CNJ e a Magistratura. Mas, o ponto alto foi a conclusão dos trabalhos do I Congresso Internacional de Magistrados sobre Meio Ambiente, em Manaus, que recebeu de todos os cientistas que estavam presentes, de toda a parte do mundo, nota 10 em termos de excelência acadêmica. Isso me deixou muito feliz”
Nelson Calandra – Presidente da AMB
“A reunião foi muito produtiva e bastante proveitosa onde um grande número de Diretores decidiu temas importantes para a Magistratura”
Raduan Miguel Filho – Vice-Presidente de Comunicação da AMB
“A reunião foi produtiva, com indicação de várias conclusões para o andamento de inúmeros trabalhos de frentes abertas pela gestão. É uma pena que essas reuniões não tenham condições estruturais de serem realizadas com mais frequência, em períodos mais curtos”
Walter Pereira – Coordenador da Justiça Estadual
“Conseguimos, mais uma vez, tentar colocar nos eixos assuntos importantes dentre eles, o XXI Congresso Brasileiro de Magistrados da AMB, no Pará, e também ressaltar os eventos que fizemos como o I Congresso Internacional de Magistrados sobre Meio Ambiente, em Manaus. Tudo isso demonstra que a AMB está trabalhando sempre em prol dos Juízes, defendendo as prerrogativas e incentivando o trabalho científico que é muito importante”
Thiago Massad – Secretário-Geral-Adjunto da AMB
“A reunião foi muito produtiva, pois, discutimos diversos temas da pauta muito importante, especialmente, quais as ações estratégicas que a AMB vai adotar, por exemplo, na questão da interpretação do STF na relação de lei de transparência e a interpretação do CNJ com relação à minuta de resolução sobre o vitaliciamento dos Magistrados”
Diógenes Ribeiro – Vice-Presidente de Assuntos Legislativos
“A reunião foi altamente produtiva. O Presidente Calandra se manifestou muito bem e favoreceu às pensionistas. Isso era um pedido do começo do ano que, agora, se concretizou. Tanto aposentados quanto pensionistas terão uma redução, o que irá favorecer para que um maior número de participantes possa comparecer ao Congresso de Aposentados e Pensionistas da AMB”
Haydée Mariz – Diretora da Secretaria de Pensionistas
“Senti falta de várias colegas, hoje, tivemos apenas três Vice-Presidentes, o quórum mínimo para começar a reunião do Conselho Executivo porque são mais ideias para serem colocadas. Mas acho que num balanço geral foi muito bom. Evoluímos bastante e temos tudo para cada vez mais melhorar”
Flávio Fenoglio – Diretor da Secretaria de Interiorização
“Os temas se repetem e cada vez mais a gente tem que trabalhar unido em busca de conseguira realização das nossas metas, uma delas é o XXI Congresso Brasileiro de Magistrados do Pará que precisa caminhar. Foram dados passos necessários para que o Congresso realmente saia com sucesso no Pará”
Roberto Bacellar – Diretor-Presidente da ENM
“Foi muito proveitosa. Naturalmente, você busca a essência do trabalho, que é muito difícil de se concluir. Então, houve um estudo com relação à pauta que tivemos, que foi muito proveitosa e que vai trazer bons frutos para a nossa Associação”
Aristóteles Thury – Conselheiro Fiscal