Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

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Corte Especial aprova Plano de Gestão 2017/2019

A Secretaria de Gestão Estratégica apresentou o Plano de Gestão para o Biênio 2017/2019 aos desembargadores presentes à sessão da Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, realizada nesta quarta-feira (28). São 18 metas estabelecidas no total, voltadas, principalmente, para o aprimoramento da prestação jurisdicional, assunto priorizado em 11 delas, e gestão de pessoas.

As metas estão alinhadas aos macrodesafios nacionais do Conselho Nacional de Justiça e ao Plano Estratégico 2015/2020. O Plano de Gestão contempla iniciativas para a melhoria de processos internos e de trabalho e recursos humanos, que visam beneficiar a saúde e a qualidade de vida de magistrados e servidores, como a reestruturação do Plano de Cargos e Salários.

A implantação do PJD em todas as comarcas do Estado de Goiás até o final do ano, com entrada de processos 100% virtual, é uma das ações eleitas no Plano de Gestão, que prevê ainda a digitalização de 25% do acervo que tramita no interior e a implantação de 90% dos feitos administrativos no Proad.

Entre as metas voltadas para a gestão de pessoas, destacam-se a reestruturação do Plano de Carreira dos Servidores (meta 14), além da adoção de ferramentas como o Sistema Controle de Segundo Grau. O programa foi apresentado pelo diretor de Gestão da Informação da SGE, Antônio Pires, e facilita o gerenciamento de gabinetes de desembargadores, com economia de recursos. Outro ponto importante do Plano de Gestão é a redução da taxa de congestionamento, que contará com dez ações nesse sentido.

As metas apresentadas, bem como seu desempenho, podem ser consultadas pela internet.

Audiências públicas

De acordo com a secretária de Gestão Estratégia, Cássia Aparecida de Castro Alves, a elaboração do Plano de Gestão começou quando o presidente Gilberto Marques Filho ainda era corregedor-geral da Justiça e promoveu, nas 13 regiões judiciárias do Estado, audiências públicas. Nestas ocasiões, magistrados, servidores e comunidade puderam expor suas dificuldades e anseios. Foram feitas atas de todos estes encontros e, por meio delas, identificadas várias situações que precisavam receber atenção especial no Plano de Gestão, como a implantação do Processo Judicial Digital (PJD) no interior.

“O Plano de Gestão é um norte. A partir desta aprovação das metas, nós concentraremos esforços nas diversas áreas para alcançar as metas estabelecidas. O que eu vejo neste plano é a modernização do Poder Judiciário goiano. Um exemplo é a implantação do Proad no interior, que facilita, entre outras coisas, o acesso do servidor à administração, uma vez que ele não precisa mais vir a Goiânia para fazer solicitações ou acompanhamento de seus processos”, afirmou Cássia.

Relatório de gestão 

Os desembargadores receberam também um relatório com as principais ações desenvolvidas no primeiro quadrimestre da gestão do desembargador Gilberto Marques Filho, como a implantação do Proad na capital, que conferiu maior agilidade e transparência aos feitos administrativos. Apenas no primeiro quadrimestre, destaca a publicação, 14.558 processos foram autuados pela plataforma.

A publicação traz ainda informações sobre sistemas e ferramentas voltadas para a transparência das ações do Poder Judiciário, uma das prioridades do presidente Gilberto Marques, número de obras inauguradas e iniciadas no período, além do pagamento da URV aos servidores e da data-base, fatos que confirmam sua vontade de melhorar a qualidade de vida dos servidores do Poder Judiciário goiano, conforme ressaltou a secretária Cássia Alves.

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 Fonte: CCS-TJGO | Texto: Aline Leonardo