Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

CPS de Uruaçu lança Campanha 'Abre o Olho, Cidadão'

O Centro de Pacificação Social (CPS) de Uruaçu, norte de Goiás, lançou no último dia 14, a campanha "ABRE O OLHO CIDADÃO", que pretende concretizar a cidadania tributária na cidade. A iniciativa veio do juiz federal e coordenador nacional do CPS, Eduardo Luiz Rocha Cubas.


Ele afirma que a campanha nasceu em razão de não haver uma transparência tributária nas relações de consumo das pessoas no dia a dia. "Não é que nós não temos que pagar imposto, temos sim, mas devemos estar cientes do que estamos pagando e da quantidade de dinheiro que está sendo destinada aos cofres públicos", complementa o juiz.


A intenção da campanha é buscar a participação dos comerciantes locais para que eles indiquem nas prateleiras e anúncios de seus produtos ou serviços, dois valores ao consumidor: o valor real, sem tributos, e o valor final, que é a soma do valor real mais os impostos arrecadados pelo Governo. Assim, o cidadão terá consciência da realidade fiscal brasileira ao adquirir uma mercadoria.


"Pretendemos começar através do apoio do Centro de Pacificação Social, no qual a gente traz a comunidade para mais perto do Poder Judiciário. Assim, podemos orientar os comerciantes, primeiramente de Uruaçu, a realizar essa campanha sem propaganda enganosa", ressalta Eduardo Cubas.


O lançamento ocorreu durante a reunião do Conselho da Comunidade, na qual estavam presentes empresários e autoridades. Dentre elas, o procurador da República, Hélio Telho Corrêa Filho e o diretor do foro da comarca de Uruaçu, também coordenador nacional do CPS, Murilo Vieira de Faria.